Como tratar tendinite?

Depois do sucesso da entrevista sobre como alimentar idosos acamados, o nosso tema agora é tendinite. Para falar sobre esse assunto, convidei um grande especialista, o Dr. Marcos Britto da Silva, médico ortopedista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mariana Fulfaro – O que é a tendinite?

Marcos Britto da Silva – Para entendermos a tendinite, precisamos saber o que é o tendão.

O tendão é a estrutura que liga os músculos aos ossos.  Quando contraímos a musculatura, o tendão faz com que o osso se movimente.

A tendinite nada mais é do que uma inflamação no tendão, que geralmente é causada pelo atrito entre o tendão e as estruturas ao seu redor.

Mas como ocorre esse atrito? E o que fazer para diminuí-lo?

Vamos imaginar que o tendão é uma corda e o osso é um balde. Imaginemos agora que a corda está amarrada ao balde, e que quando puxamos a corda o balde se movimenta.

Suponhamos que você está em cima de uma casa puxando o balde para o telhado. Quando puxamos o balde várias vezes a corda começa a ficar gasta e com o passar dos dias ela pode esgarçar ou até mesmo romper.

Para reduzir esse desgaste causado pelo atrito, a corda desliza dentro de uma membrana que a envolve, chamada peritendão. Dentro do peritendão existe ainda uma fina lâmina de líquido que proporciona a diminuição do atrito.

Se, para puxar o balde, colocarmos uma roldana na borda da laje, o desgaste na corda será menor. Essa roldana faz o mesmo papel da peritendão.

Outra maneira de evitar o atrito entre a borda da laje e a corda é projetar o nosso corpo para fora e puxar o balde sem que a corda encoste na borda do telhado.

Da mesma forma podemos mudar a posição da mão para diminuir o atrito e evitar a tendinite no punho. A tendinite pode ser provocada por movimentos repetitivos ou agudamente por um trauma.

Como saber se uma dor que estamos sentindo no punho, por exemplo, é tendinite?

O paciente deve desconfiar de tendinite quando sente dores durante o movimento ou ao segurar objetos. As tendinites podem ocorrer também nos membros inferiores, como nas mulheres que usam sandálias amarradas nos tornozelos e que podem apresentar tendinite nos tendões responsáveis por levantar os dedos.

Anatomicamente falando, como o uso dos computadores favorece o aparecimento da tendinite?

O ato de digitar é um movimento repetitivo (puxamos o balde para o telhado centenas de vezes). O posicionamento adequado das mãos, punhos, cotovelos e ombros diminui o atrito entre os tendões e as estruturas ao seu redor (como quando puxamos o balde com o corpo para fora, evitando o atrito entre a corda e a borda da laje).

Usar o computador por si só não provoca diretamente a tendinite, porém o uso excessivo e em posições incorretas podem ser um fator coadjuvante para seu aparecimento.

O que pode acontecer quando não se faz o tratamento correto?

A tendinite sem o tratamento correto pode levar a dor crônica e a ruptura dos tendões.

O que você acha do tratamento concomitante de anti-inflamatórios, terapia ocupacional e fisioterapia para a tendinite?

O tratamento concomitante é viável, porém, prefiro o tratamento sequencial. Na tendinite o fator mais importante é a reeducação postural na execução das atividades que levaram à tendinite.

No cotovelo devemos priorizar também o alongamento e no ombro devemos fazer um reforço muscular para diminuir o impacto que ocorre durante os movimentos.

O tratamento deve ser individualizado, caso a caso, de acordo com os fatores envolvidos na gênese do problema. Anti-inflamatórios usados cronicamente podem levar a uma série de complicações e não devem ser tomados sem orientação médica.

282 respostas para “Como tratar tendinite?”

  1. Janeya diz:

    Olá, Meu nome é Janeya tenho 23 anos malhava a q tempo, mas parei, e durante o meus treinos comecei a sentir um dor no meu tendão de Aquiles, não consultei nem um ortopedista, pelos sintomas, neu orientador disse que era tendinite,essa dor incomodava muito, mas era mais visível nas horas de treinos e principalmente na hora da caminhada, então parei de malhar, esse incômodo parou, fiquei sedentária” agora voltei a malhar, e consequentemente a dor voltou, pensei que poderia que a troca de tênis poderia ajudar nessa questão da dor, poderia?
    Gostaria de saber o que eu posso fazer pra essa perseguição me deixar malhar em paz, desde já agradeço ajuda de todos.

    Responder

  2. Soninha diz:

    doutora,
    Estou sentindo dor no meu tendão Aquiles e ele está rangendo quando flexiono o pé O que pode ser isso . Grata

    Responder

  3. Fabiana diz:

    Tenho diagnosticado tendinite no pulso,antebraço e cotovelo, comecei a usar o braço esquerdo no meu trabalho e em outras situações e e estou começando a apresentar os mesmos sintomas, e atualmente estou de licença pois estou com dores insuportaveis nos dois braços, as fisioterapias que costumo fazer costumam demorar muito para fazer efeito, estou atualmente tomando meloxican. Como é um problema cronico gostaria de comprar as maquinas para fazer em casa, como tens ou até mesmo o ultra-som, gostaria de saber qual o mais eficaz na desinflação desses nervos.

    Responder

  4. Alice diz:

    Olá a todos, tenho 15 anos e fui diagnosticada com tendinite nos joelhos após uns três dias de um alongamento muito pesado, fui ao ortopedista e ele me receitou um anti inflamatório e colocar gelo três vezes por dia , alongamento leve todos os dias também.
    Por uns 6 meses, resolveu , mas começou a dor novamente , mas dessa vez com dores mais fortes e também nos dedos, mãos , punhos , tornozelo e nos pés.
    Tem dias que acordo com os dedos muito inchados e não consigo fechar a mão, também não consigo erguer muito o braço por causa do dor.
    Alguém tem alguma conclusão sobre ?
    Observações, sou meio sedentária (estou tentando mudar, mas sem sucesso por causa das dores), e faço curso de TI, por isso sou obrigada a ficar algumas horas no computador.
    Por enquanto só estou colocando gelo e passando pomada anti inflamatória.
    Obrigada a tds e parabéns pelo artigo Dra. , ficou ótimo.

    Responder

    • Marcos diz:

      Alice seria interessante você buscar um especialista em reumatologia, pois os sintomas que você tem apresentado, são caracteristicos de Artrite reumatoide, e nesse caso o quanto antes for diagnosticada a enfermidade melhores os desempenhos dos tratamentos

      Responder

  5. Ana Paula diz:

    Após uma cirurgia no pé comecei a ter dores insuportáveis no tendão, e fui diagnosticada com tendinite aguda, não aguento mais de dor os médicos só sabem me passat remédio e fraco por sinal. Estou desesperada por alguma ajuda… socorro

    Responder

    • tania diz:

      Gelo e compressa de agua, cha de gengibre 3 vzs ao dia para desenframar ou procure no google : remedios caseiro para tendinitis. Espero que ajude um pouco

      Responder

    • fabio diz:

      Quando me ataca a tenossinevite so o remedio NIMESULIDA resolve, nenhum outro faz nada

      Responder

    • Sebastião diz:

      Procure um osteopata. é a pessoa mais indicada para o seu problema.

      Responder

    • Hosana das Neves diz:

      Quando minha dor esta insuportável isso é quase sempre os remédios já não estão ajudando então descobri fico segurando o secador de cabelo o ar quente alivia muito

      Responder

    • Ricardo diz:

      Amiga procure o servico de fisioterapia. Ultra som, laser farao milagres em vc. Medicamentos deterioram a funcao do estomago

      Responder

  6. Tatiana diz:

    Hola!
    Há uns 5 dias atrás comecei a sentir dormência nos dedos anula e mindinho, nas mãos e parte do antebraço 24 horas por dia. Mas é ainda pior quando acordo, pois não consigo movimentar os dedos. E sinto q minha mão está um pouco inchada.
    Sou costureira e nas hrs vagas fico no pc!
    Hj fui consultar e o médico disse q era tendinite.
    Será isso mesmo, ou devo procurar uma segunda opinião?
    E se for isso, como posso aliviar o problema até q consiga vaga para o ortopedista?
    Poderia me informar algum tipo de exercicio pra amenizar essa situação.
    E a minha principal preocupação: é possivel eu perder o movimento dos dedos?

    Responder

    • Tatiana diz:

      Ficarei imensamente grata por qualquer tipo d informação!!
      Obrigada!!

      Responder

      • Sebastião diz:

        é muito provável que você tenha um problema nas cervicais. a osteopatia será apropriado para o seu caso

        Responder

    • Sebastião diz:

      é muito provável que você tenha um problema nas cervicais. procure um osteopata.

      Responder

    • Sebastião diz:

      é muito provável que você tenha um problema nas cervicais. a osteopatia será apropriado para o seu caso

      Responder

    • Ricardo diz:

      Olha dor e sintomas de regioes perifericas em grande parte das vezes representam alteracoes na coluna. Faca um exame detalhado da coluna cervical ou seja pescoco.
      Sou fisioterapeuta

      Responder

    • Ricardo diz:

      Fiioterapia na coluna cervical pode melhorar muito, so uma ressonancia pode dizer com precisao.

      Responder

    • Debora diz:

      Na verdade, me parece mais o diagnóstico de síndrome do túnel do carpo. Você já ouviu falar? É muito comum em mulheres, sobretudo que realizam trabalhos manuais excessivos e pelo que você descreveu, é costureira, uma profissão em que comumente as mulheres apresentam essa patologia. Não sou ortopedista, mas o tratamento consiste em fisioterapia, ciclos de antiinflamatórios por curtos períodos (não abusar devido às lesões a longo prazo como úlcera gástrica e alteração da função renal) e compressas locais. Na medida do possível, tentar corrigir posturas viciosas durante as atividades manuais também é uma opção. Em casos mais graves e crônicos, pode haver necessidade de descompressão cirúrgica dos nervos da região (é a compressão dos nervos que promove a dor, inchaço e a sensação de formigamento local). Espero ter ajudado um pouco apesar de tão tarde (1 ano após).

      Responder

  7. Terezinha A dão diz:

    Olá..tenho uma dupla de MPB.eu toco teclado e violão; tocamos,4 horas por show.ai esses dia começou uma picada no meu cotovelo esquerdo.dos acordes.comecei fazendo massagem.mas as dores ão mentarão para o braço todo.sera que é mesmo tendinite??? as dore estão diminuendo mas as picadas continum, será tendinite isso.??obrigado.pela atenção..

    Responder

    • Ricardo diz:

      Olha isso é epicondilite, inflamacao dos tendoes dos estensores do carpo que estao proximos do cotovelo, fiioterapia cura.

      Responder

  8. marlucia diz:

    Sofro com dores no ombro direito a onze meses fui ao médico me receitou fisio e mjito Antiflamatorio e nada sempre estou sentido dor.o q faço?

    Responder

    • Marcia diz:

      eu tbem tenho esse problema faz 11 meses mas é nos dos lados, o maior sofrimento para mim é a troca de roupas, tenho que usar apenas blusas com botão pois dói muito movimentar os braços para tirá- las

      Responder

    • Ricardo diz:

      Olha faca ressonancia e veja se e tendinite ou bursite, e qual musculo adetado. E fisioterapia no ombro.

      Responder

  9. liliane diz:

    boa noite. bom!Adquirir a tendinite no serviço e faço fisioterapia,a empresa pode me manda embora por justa causa! A empresa pode me proibir de fazer o tratamento!O gerente do estabelecimento pode te ofender,dizendo por exemplo: que se estiver doente e pra fica em casa ou no hospital,falando em ato de arrogância!

    Responder

    • cacilda cabral diz:

      boa noite. bom!Adquirir a tendinite no serviço e faço fisioterapia,a empresa pode me manda embora por justa causa! A empresa pode me proibir de fazer o tratamento!O gerente do estabelecimento pode te ofender,dizendo por exemplo: que se estiver doente e pra fica em casa ou no hospital,falando em ato de arrogância!
      me responda por favor

      Responder

    • cacilda cabral diz:

      boa tarde. bom!Adquirir a tendinite no serviço,pois trabalho 6 horas e 20 minutos no computador a 3 anos, e faço fisioterapia e tomo antiflamatorio,minha tendinite ja virou tendinose cronica,gostaria de saber se posso me encostar ou ate mesmo me aposentar,pois tenho 58 anos,e não aguento mais trabalhar com dores.
      me responda por favor

      Responder

    • Rosa diz:

      Bom, espero que você já esteja bem e que tenha se resolvido. Mas, seu empregador não podete mandar embora, muito menos por justa causa. Se ele ge mandar embora, procure um advogado trabalhista, pode ser de sindicato, particular. A causa é ganha. Se rstiver em São Paulo, Capital, tem o Tribunal da Justiça, na Rua Vergueiro, advogado público. Sairá bem caro para o seu empregador se ele te mandar embora!

      Responder

  10. Evanio ALves diz:

    TEnho tendinite no omnbro, tenho 23 anos, e ja venho sofrendo com isso tem mais de 2 anos, eu treinava muito pesado na academia, suponho qu esse foi um dos fatores da doença ter desenvolvido,juntamente com a má postura, etc… já fiz fisio. nao adiantou,fiz uma Artro-RM, qu indicou a Tendinite no ombro Esquerdo (supra-espinhoso), fiquei nesse intervalo de tempo, sem malhar e só tomando anti-flamatorios e fisio… nao adiantoou, agora voltei os exercícios inclusive natação, musculação, por pra fuder logo…

    quem souber de algum novo tratamento, ou remedio natural, me ajudem!!

    PQ tem dias qu doi demais, quase insuportável..

    Responder

    • Gabriela Fernanda diz:

      Já ouviu falar de medicina alternativa? pois é, ela é altamente julgada e criticada pela medicina padrão, porém vem sendo reconhecida como um método muito eficaz a cada ano que passa, o que para a medicina é chamado de efeito placebo, para a medicina alternativa é chamado de cura. Procure de informar, sem preconceitos com o que vai encontrar pela frente, fisioterapia alternativa é uma área ampla, possui bons resultados em seus pacientes, e é por ela que estudo a cada dia, para poder ajudar as pessoas que necessitam. Acupuntura, eu te indico, não custa tentar, é pela sua saúde. Não espere uma melhora repentina, mas persista nas sessões, te ajudará e muito! Um abraço, te desejo melhoras.

      Responder

    • celia rocha diz:

      Conhece a antiga ¨babosa¨ Aloe Vera? pois é! nós temos o suco que atua justamente nos ossos, cartilagem e tendões. é antibiótico, anti-flamatório e contém vitaminas C, D e E aminoácidos ezimas importantes para o nosso organismo… é um perfeito alimento só adquirimos na alimentação,muito bom!

      Te falo isso porque; tive problemas muito sério!

      Tomei 3 litros, foi suficiente! se quiseres entra em contato, ok?

      Abçs.

      Responder

    • Ricardo diz:

      Cara procura um fisio e manda aplicar laser sem dó e muito ultra som. Depois cprocuremumcirurgiao de ombro bom pra ele raspar o acromio que é o osso que desgastano tendao do cupraespinhal.

      Responder

  11. joao diz:

    tendinite’inpede o musculo de cresce ?

    Responder

  12. Regina diz:

    Nossa quantas pessoas sofrendo do mesmo problema, tenho tendinite a anos e todos os médicos só me mandam tomar anti-inflamatórios e fisioterapias , mas nada pra não aumentar as lesões, comecei faz oito anos mais ou menos com massagens de shiatsu e acumpulturas, isto ameniza muito a dor e reduz a medicação e consigo trabalhar melhor, agora estou tentando fazer alongamentos, pessoal isto é importantíssimo e deixamos de fazer , pode evitar muito a lesão.Eu e o restante das pessoas gostaríamos de saber o que fazer para fortalecer os músculos dos braços pois tenho nos dois braços , ombros, cotovelo e punhos e não é tunel do carpo.A musculação seria uma boa opção se assistida por personal? Ou seria somente alongamentos mesm, isto fortifica? obrigado 20/08/2013

    Responder

  13. Alexandre diz:

    OLa! malhei pesado durante um tempo e comecei a sentir uma dor que nao me incomoda mas sempre doi quando seguro algo comas maos fechadas e movimento o antebraço pra cima e pra baixo.. estava olhando numa figura mais ou menos por nao entender de anatomia e parece ser (ou nervo cutaneo lateral do antebraço ou musculo braquiorradial) nao sei dizer, so sei que fica olhando o braço de frente do lado externo da junta ou dobra do braço com o antebraço… o que poderia estar acontecendo?? esta meio duro e inflamado, parei de malhar faz dois meses e tem dois meses q tomo anti inflamatorios e nada….
    obrigado.

    Responder

    • GERSON diz:

      Alexandre

      Estava com esta dor também , acho que é o mesmo problema, realmente tomei v[arios anti inflamatórios, mas não resolveu , então procurei um ortopedista e ele solicitou uma ultrasonografia do cotovelo parte externa ao que detectou um epicondilite lateral. Fiz um tratamento a base de ondas de choque, melhorei uns 80% já deu para voltar a treinar. só não consigo fazer ainda exércícios de ante braço pegda invertida, mas mlhorou bastante. o meu problema já faz uns 6 meses. pesquisa ai n internet sobre epicondilite. grande abraço. espero ter ajudado

      Responder

      • ruth gonçalves diz:

        foi me diagnosticado que realmente tenho imflamaçaoes nos ligamento dos temdoes,no corpo inteiro passo varias noites de dor nao adianta remedio essa doença nao tem cura ,o meu medico me proibiu antiflamatorio,durante 04 anos pois ja estava me complicando outros orgao do meu corpo meu braço esquerdo ja esta comprometido,ja nao sinto mas dois dedos da mao esquerda,emfim e muito doloroso,pois minha vida e sentir dores o tempo todo:

        Responder

        • marivaldo rosa diz:

          por que nao tenta fisoterapia.

          Responder

        • REINALDO diz:

          EU TENHO UM GRAVE ESPORÃO CALCÂNEO…
          MUITO GRAVE..
          SÓ TENHO PRAZER EM VIVER PORQUE PORQUE TENHO PAZ EM CRISTO JESUS.
          TOMEU UMA INJEÇÃO CHAMADA BETA 30 , DURA 30 DIAS NO CORPO…
          ESTOU ADORANDO…
          MUITO BOA.
          SOMENTE UMA VEZ POR MÊS…
          GLÓRIAS A DEUS..

          Responder

          • enaura diz:

            realmente so Jesus Ele levou sobre si nossas dores, todo castigo que era nosso com as dores glorificando a Deus elas tornam-se leve. porque em Mateus 11;28.29 e 30, tambem tenho sentido mtas dores mas Ele é fiel para dar soluçao. Deus os abençoe.

            Responder

          • Marcos diz:

            aconselho o uso de chá de cogumelo ou a frequentação de rituais do santo daime, o efeito de cura das ervas psicodelicas é sem igual. Haux, que a paz de Jah esteja contigo!

            Responder

    • rosana macedo diz:

      eu estou com o msm problema, eh tendinite, ja estou na correria com isso desde janeiro, fiz 10 sessoes de fisio e parece que piorava com os eletroudos, parei de vez a musculacao que isso eh
      muito importante, enquanto tomava os antinflamatorios melhorava a dor, quando eu achava que ia passar, vinha a dor novamente, em dias frio e ao cair a noite parece que aumenta, fui num medico especialista em musculacao…ele me recomendou fazer a injecao de cortisona, era a unica saida se eu quizesse voltar a treinar…ja treino a 10 anos pesado :-/ … enfim, fiz a infiltracao, era para doer 2 min. mas doeu por 3 hs como se fosse bezetacil … doi o braco inteiro e vc nao consegue nos primeiros minutos mecher os dedos … enfim, depois de 3 semanas posso voltar a treinar, comecando do zero…readaptando…semana que vem sera a ultima semana de espera…e meu braco voltou a doer…tenho so mais uma saida, tomar mais uma vez a injecao…e o medico disse que doi mais ainda que da primeira, e tentar resolver de vez isso…mas vou tentar treinar, se eu nao conseguir…vamos tomar agulhada novamente :-/ … pessoal, ja fiz de td, remedio caseiro, colocar gelo td dia, gelo doi mais ainda, fazer alongamento, conheco de velho exercicios de fortalescimento, e nao esta adiantando nada…

      Responder

      • Claudineia diz:

        Eu sei muito bem, como são essas dores, já tentei de tudo para passar e nada. Parece que tudo que faz, fica pior.

        Responder

    • Ricardo diz:

      Nervo esta inflamado, musculatura tensa esta comprimindo a inervacao, o nervo perdeu mobilidade daí a dor . Ela se irradia, procure uma farmacia e tome vitamina do complexo b e antinflamatorios especificos para o nervo. Valeu

      Responder

  14. Vitor diz:

    Oi eu sou Vitor tenho 16 anos,e eu perdi a força do punho direito mais eu não sinto dor n só perdi a força mesmo.Já fui em dois ortopedista e eles disseram q eu não tenho nada o que pode ser??

    Responder

  15. Horácio diz:

    No meu pedido de ajuda anterior,escrevi erradamente que me tinham diagnosticado tendinite inter-vertebras, quando deveria escrever INTER-COSTELAS.

    Pelo lapso as minhas desculpas.

    Responder

  16. Horácio diz:

    Foi-me diagnosticado uma tendinite inter-vertebras .
    Só me mandaram tomar anti inflamatórios, mas nem disseram quantos dias.

    O que posso fazer mais ??

    Responder

  17. andre fabiano diz:

    estou com muitas dores e uma queimação muito forte no dedão do pé direito e esta um pouco inchado qual seria o melhor tratamento

    Responder

    • emilie silveira machado diz:

      bom você tem que massagear com creme levemente, mexer o dedo para cima e,para baixo quando o dedo for para baixo você aperta o dedo,e quando for para baixo solte.

      Responder

    • Wal diz:

      Água morna e sal à noite todos os dias até curar: enfaixa o local e, pode usar sal grosso se quiser, curei o dedão e, consigo aliviar bastante a tendinite com este procedimento.
      Ok!

      Responder

  18. Marcos Melo diz:

    Estou do dores no MUSCULO PALMA CURTO
    MUSCULOS HIPOTENARES, da mão o que isso e qual a cura?

    Responder

  19. Marcos Melo diz:

    Bom dia, estou com dores na parte MUSCULO PALMA CURTO
    MUSCULOS HIPOTENARES, o que pode ser isso e qual a cura? Obrigado

    Responder

  20. Suelen da costa diz:

    Oi bo tarde meu nome é suelen tenho 23 anos e trabalho como operadora de telemarqueting a 11 meses quando eu estava com 7 meses de empresa comecei a sentir uma dor que me encomoda muito depois a dor foi piorando e fui ao medico ele deu o diagnostico de tendinite eu ja fiz fisioterapia ja tomei varios remedios e essa dor nao passa eu estou em tempo de ficar louca com essa dor doi muito sinceramente nao sei mais o que eu fasso.

    Responder

  21. Lucas diz:

    Boa tarde. Parabéns pelos artigos. Ótimos.

    Sou Lucas, tenho 22 anos e faço musculação há dois meses. Antes disso não praticava atividade física há dez anos, era até então uma pessoa sedentária.

    Nas últimas semanas, tenho notado uma diminuição da coordenação motora e força nas mãos para coisas do cotidiano, especialmente após o treino (que é à noite). Noto a “diferença” ao escovar os dentes, usar uma colher com a ponta dos dedos num recipiente fundo (como uma embalagem de achocolatado em pó, por exemplo)e principalmente ao tocar o violão. Me falta força ao usar o polegar que faz força contra o braço do instrumento ao toca-lo com o punho dobrado (para dentro) e agilidade nos demais dedos.

    Nunca houve dor alguma antes, durante ou depois dos treinos, seja no punho ou nos dedos.

    Não costumava alongar as mãos (punhos, dedos) antes do treino até sentir tais sintomas, confesso.

    Responder

    • Lucas diz:

      Como posso saber se o que tenho é tendinite?

      Devo suspender o treino? Os sintomas tendem a piorar?

      Exercícios e alongamento para as mãos antes e depois do treino resolvem?

      Responder

    • ted diz:

      estou com tendinite no penis oque fazer?

      Responder

      • eduarddo diz:

        é como o Dr disse acima, para melhor recuperação deixe de usa-lo, comece a dar o redondo seu punheteiro

        Responder

      • Rodrigo diz:

        Faz o seguinte: dobra ele e enfia no seu cú. Faz isso várias vezes ao dia que você vai se sentir bem melhor.

        Responder

  22. Pedro Luiz diz:

    Olá, tenho 20 anos e trabalho em banco há 10 meses e já sofro de fortes dores no braço todo, mais perto do cotovelo, na mão direita e nos dedos indicador e médio. Como poderia reduzir isso, pois estudo TI e trabalho e, Banco, ou seja, estou diretamente ligado a computadores, etc.

    Muito Obrigado

    Responder

  23. Maria Brandão diz:

    Preciso de ajuda, tenho 63 anos e sofro de tendinite cronica a mais de 05 anos. Ja fiz fisioterapia, tomo antiinflamatórios e agora faço musculação, mas paro a cada 2 semanas pois do joelho até o tornozelo tem muitas dores.Peço ajuda não consigo seguer dormir em paz!

    Responder

    • joao soares diz:

      olá,já fez exames complementares para verificarem se realmente é tendinite ? ou uma ligamentite nas patas de ganso ( joelho )que lhe irradia sobre o quadricipe e o musculo tibial ?
      esta dor é continua sobre o joelho ou quando faz caminhadas se reflete mais ?
      o meu conselho será, algum calor humido e massagem durante o dia e no final das caminhadas um pouco de gelo.
      esqueça os anti flamatorios orais porque podemos fazer gelo que nos dá o mesmo efeito.

      Responder

  24. Brunna diz:

    eu tenho tendinite mais é de vez enquando e me dou muito quando eu tenho eu fico dias e dias com essa dor só eu naum sei o que eu tenho que fazer me doi tanto que eu nao posso apoiar o meu braço direito..

    Responder

  25. wagno bezerra manguinhos diz:

    Tive um pequeno machucado perto do tornozelo, contudo ficou fundo e inflamou, fui ao medico o mesmo falou que estava virando uma erizipela, estou tomando alguns anti inflamatorios, contudo junto ao tendão de aquiles esta inchado e não consigo dobrar muito bem o meu pe estou andando com o pe duro, o que devo fazer, posso colocar compressa de agua fria e tentar alongar?

    Responder

  26. Zilda basilio de limam diz:

    Dr tenho atendinite no ombro esquerdo,doi de mais e adormece meu dedo pode ser porque pra mim não cair, eu me segurei no extintor meu corpo foi pra frente ou por gesto repetitivo,foi pelo tombo obrigado por responder!

    Responder

  27. Pedro diz:

    Boa tarde, estou tratando a epicondilite a aprox. 3 meses e estou tendo bons resultados, a dor aguda de inflamação não está mais presente, não há edema nem dor à palpação. Porém, dependendo da forma que apoio o cotovelo em determinada superfície, sinto uma leve fisgada na inserção do tendão junto ao osso do cotovelo. O que pode ser isso, é algum resíduo da lesão? Obrigado.

    Responder

    • Vania diz:

      Como conseguiu curar epicondilite com fisioterapia ..? Já estou há mais de três meses fazendo fisioterapia e a dor dos cotovelos ainda não passou …

      Responder

    • Ricardo diz:

      Normal isso é aderencia e fibrose natural em qualquer lesao, fisio com calor e movimentos.

      Responder

  28. Silva diz:

    Mas ninguém sabe escrever como deve ser aqui ?!?!

    Responder

  29. Carlos Pinheiro diz:

    Olá ,sou o carlos e tive uma tendinit no braço esquerdo mas por motivos profisionais não dava para ir a um medico e fui me deixando andar até que um dia dei por min não tinha qualqer força nesse braço e muitas dores . fui a um medico de familia mandoume fazer ecografia e rx e conclusão era tendinit . reseitoume fiziotrapia . fiz 25 seções . aleviou a dor desse braço ,continu com pouca forssa e agora já tenho os mosmos sintomas no outro braço.não sei o que fazer . vejome obrigado a ir trabalhar ainda pior do qe estava . sintome desesperado . sem forças para o dia a dia . será que vou ficar assim para toda vida.não sou uma pessou de ficar parada , sou trabalhador mas agora me sinto desgastado. averá cura para este probelema?

    Responder

    • Luiz Roberto diz:

      Carlos, a grande maioria das tendinites se deve ao fato do músculo estar encurtado e ser intensa e repetidamente utilizado. o Excesso de tensão e tração provocará rupturas no tendao e sua inflamaçào como forma de recuperação, cicatrização do tecido. Só que essa cicatriz precisa ser alongada durante esse processo sob pena de ficar mais curta e portanto mais tracionada. O alongamento dessa estrutura é a solução definitiva.

      Responder

  30. Lucas diz:

    Estou malhando a 7 meses , de um tempo pra cá , vim tomando alguns suplementos, dai comecei a aumentar os pesos demais .
    dai sempre quando eu vou fazer bíceps eu sinto uma dor terrível nos punhos , dói demais , mais só na hora do exercício físico
    No dia seguinte meu punho fica inchado , e quando eu giro um pouco o punho , dar pra ouvir os ossos meio que esbarrando sei la em algum músculo. Queria uma ajuda

    Responder

    • sou o luis diz:

      eu fui vaser isames i acusou tendinite e cundo tou a trabalhar parese co ombro vai sair do sinto os tendois todos a bertos podeimedeser para iso pasar e o meu trabalho e pesado

      Responder

    • Alex diz:

      Cumigo aconteceu a mesma coisa, no meu caso foi tenosivite de quervain, q é tendenite do tendão do dedão, pra saber se o seu tbm é coloca o dedã no meio da palma da sua mão e fecha os outros dedos por cima e vire seu pulso para outro mão, se duer de forma insuporvel bem vindo ao clube, espero q ñ boa sorte!! =D

      Responder

  31. Jordana corrêa de assos diz:

    Olá se fas duas semanas que quando eu movimento meu dedão doí pareci que sai do lugar sei lá eu fui ao ortopedistra e ele falou que pode ser porque eu tive bebê …gostaria de um conselho??

    Responder

  32. RUBENVAL JOSE diz:

    Boa tarde doutor,gostaria de saber se bursite com grau de repercussão 2 e 3 tem cura. muito obrigado

    Responder

  33. fernando diz:

    alguem pode me ajudar ou me espricar alguma coisa usei o power ball o dia todo quase e no dia seguinte acordei com umas dores no braço

    aguardo a resposta

    Responder

  34. fernando diz:

    alguem pode me ajudar ou me espricar alguma coisa usei o power ball o dia todo quase e no dia seguinte acordei com umas dores no braço

    Responder

  35. Alames Querino diz:

    por favor me ajudem estou com tendinite patelar ja faz uns 6 meses e eu jogo futebol. quando eu jogo que paro fico todo dolorido e não consigo correr mais o que eu faço para tratar isso imediatamente.

    Responder

  36. cristianejaques diz:

    faz um mÊs que estou com dor e ichaço,tomei remédio e fiz compresa de gelo.
    quero saber se isso tem cura.
    obrigado!

    Responder

    • joelma oliveira diz:

      ola, bom dia tenho tendinite no onbrom esquerdo a muito tempo. e ja esta me prejudicando muito não sei mais o que fazer. não conseguo mais nei carrega minha bolsa meus dedos doi muito a parte da minha cabeça anda adormecendo ja não sei mais o que fazer e pra onde correr..

      Responder

      • Eliane duarte G de oliveira diz:

        bom dia eu tambem estou com tendinite, faz tres meses. fizis uma cirurgia mamaplastia, ai quando a Dr mandou eu começa a levantar os braços eu so conseguir levantar o braço direito, foi ai que eu precurei ortopertista. ele mandou eu fazer uma ultrassonografia do ombro esquerdo, acurso inflamaçao no dendao eu gostaria de saber, se foi porque eu fique muito tempo com o braço numa posiçao so? eu tomei antiflamatorio duas semana seguida e uma semana de fisioterapia, anida nada de melhoras me ajunda estou muito precupada!

        Responder

      • Rosiane diz:

        minha querida corre para jesus tenho certeza que ele te cura ; ja fui curada toxoplasmose enxaqueca nao tem nada que ele nao cura, ele e soberano e o medico dos medicos.

        Responder

    • roberto diz:

      estou com tendiniti como faço para aliviar a dor do braço não consigo dormir estou desesperado estou ficando doido doi 24 horas

      Responder

  37. Gabriela Alves diz:

    POR FAVOR ME AJUDEM! Eu estou com tendinite faz um mês eu acho, fui no médico já no inicio e to usando uma munhequeira, mas nessa noite acordei com meu punho doendo muito, pus a munhequeira e dói um pouco menos, mas mesmo assim, não posso ficar mexendo meu pulso, dói para tudo, fica latejando o tempo todo, estou muito preocupada, sou destra, tenho que usar a mão esquerda para tudo. Faço curso de informática acredito que foi por isso que surgiu, mas preciso que isso melhore logo, tenho muito medo de que o tendão se rompa, sou estudante preciso muito utilizar minhas mãos. Por favor, me ajudem!

    Responder

    • Gabriela diz:

      Olá! Eu estou sempre dentro do assunto e acredito que o fato de você colocar somente a munhequeira não ajuda muito, se o seu médico não lhe deu nenhuma solução adicional além desta procure outro pois provavelmente te receitarão algum antiinflamatório ou remédio para dor fora uma fisioterapia ou exercícios, tem solução não se preocupa mas se esse médico nao ajuda procura outro!

      Responder

    • Ricardo diz:

      Deixe as maos submersas dentro de agua fria, repita varias veses ao dia. Cuidado nao queimar a s maos, isso desinflama, procure fisio rapido.

      Responder

  38. Alessandra carvalho diz:

    Quero dizer a todos,que tendinite tem cura sim. Já tive, meus braços paralisaram,enfim, segui o tratamento a risca e também com muita fé e orações e campanhas na igreja , hoje posso dizer que estou curada. Graças a Deus. Mas lembrando,não deixe de procurar um médico nos primeiros sintomas.

    Responder

    • simone diz:

      Bom Dia
      Qual o tratamento que vc seguiu e qual o medico, porque ja passei por varios e tomei muito remedio e nao sara, estou com tendinite nos braços

      Responder

    • Ana Paula diz:

      Olá boa tarde,

      Pode me ajudar? Eu também tenho no braço direito e mesmo com remédios e oração não fica tratado. tenho sempre dores e quando faço mais esforço doi mais.Você deixou de ter dores por completo? Elas desapareceram? Por favor me responde para o meu e-mail.

      Obrigada.

      Responder

  39. Aline diz:

    Ola Mariana..
    me chamo aline tenho 23 anos..
    Fazem exatamente 3 meses que começou uma dor,no meu pulso..
    tenho uma bebe de 6 meses ja não consigo mais segurar ela no colo..
    Pra dar banho é o pior não consigo movimentar os dedos..
    Hje comprei uma munhequeira asa neoprene pra ver se me ajuda.
    ta complicado começou agora formigar a minha coluna,do lado esquerdo onde tenho dores no pulso,isso ta me acabando trabalho como costureira dependo da minha mão pra isso,mais ta complicado..ao ler seu depoimento ate axo que pode ser tendenite..
    O que posso fazer para melhorar isso??
    Eu queria fazer Massagem mais a dor é demais tenho medo que piore..
    Me ajude !
    ficarei Grata..Beijos

    Responder

    • Emanuela Rios diz:

      Meu parto foi cesariana e eu adquiri a tendinite depois que retiraram a agulha do soro do meu pulso. Meu bebe já esta com 1 ano e meio e Tbm sinto dores fortes no pulso, parece que ta queimando.

      Responder

  40. Madelaine diz:

    Olá!
    tenho diagnóstico de tendinite no ombro (manguito rotador) nervo supraespinhal, e na ressonância deu tb bursite. Já tomei proflan, etna e agora Arpadol. todos prescritos pelos médicos. Já passei por três ortopedistas…ninguém soluciona meu problema. Sinto dor dia após dia, insuportável também no fim do dia. O que mais eu poderia fazer , já estou com essa dor uns 3 anos, ou seja, crônica.
    grata,
    Madelaine

    Responder

  41. marcos aurelio diz:

    OLÁ DOUTORA, TAVA DOENDO MUITO MEU ANTEBRAÇO, MAS COLOQUEI ARNICA, DE MANHÃ LAVEI COM ÁGUA GELADA. FICOU DORMENTE MEU ANTEBRAÇO DIREITO. POD ME AJUDAR?

    Responder

  42. Reginaldo Zucoloto diz:

    Minha esposa tem tendinite nos pés e eu quero saber como se trata de uma tendinite. Qual remedio caseiro é bom para curar a tendinite? Quem souber me explique melhor.

    Responder

  43. walchac diz:

    ola . Mariana Fulfaro. tenho síndrome de De Quervain , e tambem polineupopatia periferica , ja tomei um monte de remedios fiz infiltraçao mais ate agora nao resolveu nada , vou iniciar a fisio. vc acha q a polineuropatia tem algo haver com a tendinite ? com qual especialista devo tratar ?

    Responder

  44. walchac diz:

    ola . Mariana Fulfaro. tenho síndrome de De Quervain , e tambem polineupopatia periferica , ja tomei um monte de remedios fiz infiltraçao mais ate agora nao resolveu nada , vou iniciar a fisio. vc acha q a polineuropatia tem algo haver com a tendinite ? com qual especialista devo tratar .

    Responder

  45. walchac diz:

    ola . Mariana Fulfaro. tenho síndrome de De Quervain , e tambem polineupopatia periferica , ja tomei um monte de remedios fiz infiltraçao mais ate agora nao resolveu nada , vou iniciar a fisio. vc acha q a polineuropatia tem algo haver com a tendinite ?

    Responder

  46. Joaquim W. B. Cavalcanti diz:

    Após uma microcirurgia na parte posterior do pé onde eu apliquei pomada cicatrizante por demasia ao ver que a parte cirurgiada não pode ser suturada, me surgiu uma inflamação com inchaço até a “batata” da perna, com dores pontiagudas no lado interna da perna à partir do tornozelo, com enrijecimento muscular e perda de elasticidade por toda a região. No meu entender houve uma espécie de fibrose causado pelo uso da pomada associado à esforço repetitivo no pé em proteção à parte cirurgiada, quanto mais me movimento mais a situação se complica: está correto o meu raciocínio? Que devo fazer? E a fibrose? Que remédios devo tomar?

    Responder

  47. Débora diz:

    Olá
    Tenho tendinite na mão direita por excesso de digitação, trabalha num escritório de contabilidade, mas já mudei de emprego. Tomei anti-inflamatório, fiz fisioterapia, e nada, qualquer minimo movimento já é motivo de dor.
    Será que isso tem cura?

    Responder

    • Sofia diz:

      exatamente o mesmo, mas no meu caso por escrever de mais. dê-me o seu mail para podermos falar. tenho as mesmas duvidas, as mesmas dores, as mesmas limitações e acho que vou dar em louca se não tiver alguém com quem partilhar isto.

      Responder

      • Gleiverson diz:

        Ola boa tarde
        Eu também tenho esse problema na mesma mão direita.
        as dores são muito excessivas.
        Oque faço?

        Responder

  48. Soneli diz:

    Olá, eu de alguns meses pra cá tenho sentido dor no braço esquerdo, e agora de umas semanas pra cá, além da dor eu sinto o meu braço esquerdo dormente também.
    A dor eu acho que é de carregar minha filha de 1 ano e nove meses(10 quilos). Porque só carrego no braço esquerdo. Alguém pode me ajudar, eu tenho que procurar um cardiologista ou um ortopedista?
    Desde já agradeço

    Responder

    • Fabiana diz:

      olá soneli aconselho vivamente a consultar um ortopedista e um neurologista. Na minha opinião gerou uma hérnia cervical e está a comprimir um nervo.

      É assim sou massagista e não a avaliei mas pelos sintomas penso que possa ser isso…

      espero ter ajudado

      grata

      Responder

  49. Guilherme diz:

    Olá, tenho 16 anos, malho todos os dias , e principalmente nos exercicios de bicips quando acabo de faze a série me da uma dor q começa no punho e percorre o antbraço, mais dps de um tempo ela para ae quando repito a sério isso denovo, isso só acontece nos exercicios de bicips! Oq devo fazer?? Para essa dor apos a série parar? e como previnir dessador não voltar mais?

    Responder

  50. Larissa diz:

    Olá, tenho 18 anos, meu ambiente de trabalho é um escritório, portanto, trabalho sentada e digitando o dia todo. já tem uns 4 dias que meu punho começou a doer, e hoje começou uma dor que fica entre o pescoço e o ombro, meu pescoço tá “embolado”, dá pra ver o inchaço, que está. Preciso saber se isso é uma tendinite, pois a do não é extremamente forte, só que é aquela dor que fica ENCOMODANDO O DIA TODO, preciso saber, pra começar tratar logo, antes que piore. Alguma idéia?

    Responder

  51. Richer diz:

    Bom dia!
    Começo a sentir dores nos cotovelos ao aumentar a carga nos exercicios de empurrar, como supino e triceps. Fisicamente consigo levantar muito mais peso do que coloco, mas em um certo ponto ao aumentar as cargas começa essa dor nos cotovelos. já parei de malhar uma vez pra dar um tempo, e quando voltei, ao começar a aumentar a carga o problema voltou.
    O que devo fazer? O incompetente do ortopedista que eu fui olhou na minha cara e disse: “Pega menos peso!”…isso não é resposta que se dê a um paciente.

    Responder

  52. Adaiza diz:

    Olá, Dra.!
    Tenho tendinite no gluteo minimo há 10 meses,comecei a sentir dor na região do gluteo apos fazer algumas corridas.Já fiz 30 sessões com tens e gelo o que não foi nada favorável.Mudei de clinica e fiz 20 sessoes com ondas,infra veremlho e aquela aparelhinho que passamos o gel,senti melhoras,quando fui pegar nova guia o médico mudou o tratamento e colocou novamente o tens com gelo.Comuniquei a Fisioterapeuta que não me dou com o tens e gelo e ela insiste q tenho que colocar gelo pq o tratamento em q melhorei tem muito excesso de calor.Minha pergunta:tenho mesmo que colocar gelo?Pra tendinite cronica o gelo é o recomendado?Tenho a impressão que tenho uma contratura muscular e que nunca mais vou ficar boa.Estou muito desanimada com a demora no tratamento.Obrigada!

    Responder

    • willians (quick) diz:

      Bom dia Adaiza! Tb passo pelo mesmo problema que o seu! Tendinite crônica no glúteo! Gostaria de saber se vc melhorou e, qual foi o tipo de tratamento utilizado, pq tb não sei mais o que fazer com essa dor! Abraços…

      Responder

    • joao diz:

      Adaiza,

      estou com o mesmo problema forte dores no gluteo. gostaria de saber se você melhorou e com o que.

      Responder

  53. Maria diz:

    Olá.

    Estou há 02 semanas sentindo um forte dor no braço esquerdo, às vezes a dor se estende para o pescoço e ombro esquerdo, sou assistente contabil, faço digitação o dia todo, hoje tenho 40 anos nunca senti nada, está um pouco inchado também, será que é tendinite?
    Aguardo retorno.

    Abç.

    Responder

  54. EDILEIDE MATOS DE ALMEIDA diz:

    Olá.

    Estou há 02 semanas sentindo um forte dor no braço esquerdo, às vezes a dor se estende para o pescoço e ombro esquerdo, fui digitadora durante alguns anos, hoje tenho 43 anos nunca senti nada, está um pouco inchado também, será que é tendinite? Estou aguardando meu plano se saúde chegar para ir ao médico, tenho amigas que sentem essa mesma dor é muito forte. Estou preocupada, são tantas (tendinite, buscite…. por ai vai….

    Aguardao retorno.

    Abç.

    Responder

  55. cassiana diz:

    BOA NOITE!

    GOSTARIA DE SABER O QUE FAZER
    MEU PAI TEVE RUPTURA DOS TENDOES DO BRAÇO DIREITO, DEVIDO A MOVIMENTOS REPETITIVOS POIS DESDE MUITO NOVO TRABALHAVA NA CONSTRUÇÃO CIVIL,
    HOJE O MÉDICO NOS DEU COMO SOLUÇÃO FAZER UMA CIRURGIA ONDE SERIAM COLOCADOS GRAMPOS PARA LIGA-LOS NOVAMENTE,
    MAS O MÉDICO JA NOS ADIANTOU QUE NAO PODERIA FAZER NENHUM TIPO DE FORÇA QUE TERIA QUE USAR TIPOIA DURANTE SEIS MESES, QUE MESMO COM FISIOTERAPIA, QUALQUER MOVIENTO BRUSCO, PODERIA ARREBENTAR OS GRAMPOS E AI SERIA OUTRO PROBLEMA
    COMO PODERIAMOS AMENIZAR A DOR QUE PERMANENTEMENTE SENTE, POIS PRECISA TRABALHAR E A DOR SÓ PIORA… DETALHE HOJE ELE ESTA COM 58 ANOS

    Responder

  56. denixavier diz:

    quando trabalhava em uma empresa so vivia com dores no meu ombro ,fui ao medico que falou queera tendinite no ombro ,agora sai da empresa e as dores pararam raramente sinto dor caso eu va realizar uma ressonancia nesse ombro sera que au tenho ainda esse problema ,pois agora mesmo nao sinto dor …esse exame acusa o problema mesmo se esta em crise….aguardando resposta urgentes …obrigado

    Responder

  57. edvania r/santos diz:

    eu tenho tendinite o q eu faço sinto muitas dores,trabalho muito com a mão.então o meu pulso só vive inchaço tambem queimação entre os dedos dos pés,o que eu devo fazer eu choro no serviço por tantas deres.mais como eu estou pouco tempo no serviço tenho medo de perder o emprego

    Responder

    • regiane diz:

      vc tem que entrar no inss nao pode ficar trabalhando assim procure um ortopedista faça uma fisioterapia mas a sua empresa tem que te dar este apoio com certeza

      Responder

  58. Luiz diz:

    Fiquei desempregado no começo do ano, trabalhava com serviço leve na usinagem de peças de transmissão, poucas semanas de desempregado já fiquei feliz da vida por ter entrado em uma grande montadora, alegria que durou pouco, deve fazer uns três meses que minhas mãos não fecham direito, na hora do trabalho os dedos até destravam um pouco mas a dor e a dormência permanecem, poucos minutos com os dedos parados e a mão já trava de novo, e quando volto ao processo a dor é enorme e já passou pro ante braço direito, também estou começando a sentir dor nas plantas dos pés e na perna por além de ficar de pé, andar muito de um lado pro outro, ainda tenho que fazer muito movimento com a perna pra puxar peças, já fui ao médico e tirei raio x, ele me passou cálcio, magnésio, anti flamatórios e fisioterapia pra fazer mas minha condição só piora, suo em bicas no trabalho (muito além do normal) e tomo litros de água o dia todo, por vezes não consigo nem dormir de tanta dor e já me disseram que chego a gemer de dor enquanto durmo, não sei mais o que fazer, preciso do serviço mas já estou ficando depressivo com a minha condição.

    Responder

    • rosely diz:

      vc esta com sindrome do carpo ou seja uma inflamação nos tendoes da mao,e melhor vc se afastar e entrar pelo inss agora que vc pode do que a empresa perceber que vc trabalhar ve que vc nao rende tanto e te mandar embora.com saude vc pode arrumar outro serviço agora doente fica dificil, garanta tua saude em 1° lugar pois se vc for bom funcionario eles com certeza nao te mandaram embora. boa sorte

      Responder

    • Luiz diz:

      Ainda não estou 100% mas diria que estou uns 70% e nem fiz fisioterapia, simplesmente comecei a melhorar e agora que o tempo voltou a esquentar (as madrugadas geladas eram de muita dor) só um dorflex e eu já estou de boa, acho que era mesmo questão de acostumar só a mão esquerda ainda está meio travada a direita tá de boa, agradeço a Deus pelo meu emprego e pela minha saúde que está se recuperando e pretendo ficar muitos anos nessa empresa.

      Responder

  59. Marianna diz:

    Boa tarde.

    Tenho 24 anos, sou digitadora e fui diagnosticada com tendinite no ombro direito na segunda-feira. Comecei tratamento no mesmo dia com anti-inflamatorio, imobilizei o braço na quarta. fiquei de repouso por 2 dias e hoje (quinta-feira) voltei a trabalhar mas continuo sentindo muita dor.
    Gostaria de saber se essa demora é normal. Estou cansada e nao aguento mais sentir dor.

    Obrigada.

    Responder

    • vera diz:

      ola mariana

      eu tenho tendinite o que resolve para mim so coisa quente nada de gelo, se eu coloca gelo piora doi mais e tambem eu uso o gel salonpas se encontra na farmacia ,eu faço fisioterapia e acuputura , me falaro que e muito bom tambem filtração pois eu vou fala com o meu medico sobre essa filtração .me dizerao que essa filtração fica muito tempo sem sentir dor …
      boa sorte pra voce
      abraços

      vera

      Responder

    • Marcela diz:

      Compre um orthomouse

      Responder

  60. Eugenio diz:

    COTOVELO TENISTA.

    Olá a todos.
    Em Outubro de 2011 sofri um ligeiro acidente no trabalho e com este ganhei ao que até à data tenho; dores constantes, 3 fisioterapias efetuadas, dinheiro a sair-me de bolso.
    Meu Médico, por ter estudado pensa que seus dedos fazem diagnostico e maquinas não hesistem pra esse efeito. Já lá vão cerca de 9 meses e tomando tudo receitado por ele e também feito todas variadades de coisas; gelo, agua morna, entre outras coisas… o problema continua. Por duas vezes tive dormessencia na mão, resultado; repouso (por palavras) e toca a trabalhar.

    Com tudo isto, estou entregue ao fundo de desemprego devido ao despedimento por justa causa (empregado a 0% de rendimento) :)

    Quero também por aqui dizer ao que agora sofro não é uma simples dor num dedo mas sim dores constantes e sem finda, sei que me vão dizer pra eu trocar de médico :)

    Cumprimentos a todos e na esperança que alguém; médico ou fisioterapeuta me dedique algumas palavras, obrigados.

    Responder

    • rosely diz:

      bom vc mesmo percebeu que deveria trocar de medico demorou para ver isso agora vc esta desempregado e o medico continua a ganhar dinheiro e a vida é cheias dessas coisas eu te aconselharia a retomar as fisioterapias e senaõ melhorar vc tera que operar pq nao existe outro metodo que melhore tanto quanto uma cirurgia.boa sorte vc ira precisar

      Responder

      • Eugenio diz:

        Muito obrigado rosely , é bom lêr boas palavras nem que sejam para incentivar.

        Meus assuntos estão sendo tratados como por exemplo; queixa de negligência médica e este médico não irá ter ipóteses seja do que for, melhor, expulso do meu caso.

        Já fui operado, decidida a operação por um Cirurgião e por um Terapeuta e isso deveu-se à minha queixa crime na caixa de Saûde, agora é so aguardar cerca 6 semanas.
        Dito-me pelo Cirurgião, nervos e tendões encontravam-se entrelaçados por isso as dores constantes, e tudo aponta que foi acidente e se ele escreverno relatório que a causa deveu-se a acidente no trabalho, só tenho que aproveitar pra pedir indeminização ao ex patrão e ao seguro de trabalho e porque não também ao médico? Fazer deles uma bola e dar-lhes um chuto bem forte. Sou contra a manipulações.

        Quero por aqui insentivar a que não se calem, se tiverem que escrever uma carta escrevam, porque hesistem médicos que nem vocação têm para medicina, e há aqueles que vão ao médico com dores psicológicas, ha de tudo!

        Bem hajam.

        Responder

  61. Dinha diz:

    Ola tenho 24 anos e a pouco descobrir q estou com tendinite e gostaria de saber se é normal a tendinite inxar acima da coluna cervical perto do pescoço? e sempre que me movimento essa parte inxa!!

    Responder

  62. joice diz:

    ola tenho 30anos tenho tendinite e borsite e uma lesão na mão tudo na direita fiz uma cirugia no dia 13 de março mas sinto muita dor ainda ja fiz umas três filtração ai mesmo que pioro porque sinto muita dor no pescoço eu esto perdendo as força no braço inteiro e doi muito meu pescoço minha mão tanbem sinto que esto perdendo os movimento esto afastada do trab a quase um ano e meio mas eu ñ melhoro esta pregidicando até meus nervo são muito remedios perco as força do pescoço me ajuda eu presiso me curar

    Responder

  63. Kleber Duarte diz:

    Olá! Tenho 34 anos e trabalho na policia, por isso fico muito tempo de pé, de um certo tempo pra cá fiquei com dores fortes na região da planta do pé, mas precisamente na curvatura que ela faz, fui ao ortopedista e ele me disse que estava com faceíte plantar e que não havia cura, bom até ai beleza, mas o problema é que agora não consigo correr mais e tenho que estar sempre em forma pelo o que faço. Além da faceíte plantar no meu pé esquerdo estou também com uma tendinite que doí bastante, parece uma bolinha inflamada logo após o dedão próximo do 1º metatarso e cuneiforme medial, doí muito e mesmo tomando anti inflamatório e aplicando gelo nao desinflama!!! Não sei mais o que fazer e preciso correr contra o tempo pois tenho um curso para fazer e não sei se aguentarei. Muito Obrigado e ótimo artigo!!! Kleber Duarte

    Responder

  64. mão diz:

    tenho um alto na mão que e derivado de uma força que eu fez já algum tempo só que não há meio de sair gostava de saber o que fazer

    Responder

  65. Marcelo diz:

    Tendinite só se cura com um conjunto de tratamentos:

    - Se espriguice bem ao acordar na cama , imite o gato , Estique os bracos , pernas , pes, dedos , cabeca , pescoco, peito, barriga etc

    - Fazer alogamento da sua parte superior antes de usar a mao ou o braco

    - Tomar Antiflamatorio receitado pelo medico, sem interrupcao

    - Fazer bolsa de Gelo encima da dor, e revesando com compressa de toalha morna (a noite) antes de deitar

    - Fazer Auto Massagem oriental do-in nas maos e bracos qualquer hora do dia.
    sempre que encomodar para alivio rapido da dor,

    - Trocar o mouse comum.

    - Aculpuntura sem agulhas em clinica especializada.

    - Passar gel de Arnica , nas maos e bracos. qualquer hora do dia..

    - Passar pomada antes de dormir e enrrolar com faixa para segurar
    o calor

    - Passar pomada, qualquer hora do dia.

    - Deixar agua quente do chuveiro sobre a dor.

    - Fazer RPG. Reducacao Global Postural

    - Exercicios com a bola PowerBall.

    - Musculação exclusiva para previnir tendinites , apenas apos ser curado.

    - Melhore a postura ao digitar:
    Deixe os 02 cotovelos apoiados ma mesa;
    As 02 maos devem ficar apoiadas em uma barra de espuma beirando o teclado;
    As maos encima do teclado devem estar alinhadas com o punho, ou seja, a mao nao deve fazer uma rampa em relacao ao punho;

    - Tomar relaxante muscular antes de deitar , receitado pelo medico.

    - Faca a atividade mais devagar para dar tempo da mao e braco se recuperar, dando pausas sempre que puder.

    Responder

    • rosely diz:

      parabéns marcelo e isso ai todas essas recomendaçoes estao corretissimas , pessoal mudando alguns habitos no nosso dia a dia melhora uns 90% as tendinites.

      Responder

    • Catarina Brás diz:

      Muito obrigado pelas suas dicas amigo !
      Ajuda preciosa.
      Bem haja

      Responder

  66. christiana diz:

    ola doutora: pode resolver meu problema, de tendinite

    Responder

  67. christiana diz:

    ola
    mariana, me chamo cristiana tenho 34 anos, eu vinha sentindo dores nos meus ombros atras deles, se é que me entende.
    achando que fosse dor muscular. como a dor ñ passava, resolvi procurar um medico, fiz uma ultração,e constatou que era uma tendinite e bursite. tomei vários remédios, injeção,fisioterapia, estou fazendo pela segunda vez, e nada resolve. ja passei em varios medicos e ainda ñ tive uma resposta concreta para o meu caso; como li sua entrevista resolvi entrar em contato para que possa me ajudar.
    oque devo fazer porque ainda sinto muita dor. ja tem 1 ano e meio. me ajuda por favor.Desde ja que DEUS lhe abençoe.

    Responder

  68. pamela diz:

    ola ando sentindo dores na mao direita e trabalho muito com o mouse, ja fui no medico fiz todos os exames necessarios e o medico informou que é tendinite, e ja fiz fisioterapia so que mesmo assim sinto dores pois o meu trabalho é muito no mouse como disse e de uns tempos para ca comecei senti a mão ficar dormente, o que pode ser isso.

    Responder

    • Marcelo diz:

      Basta voce trocar seu mouse comum pelo OrthoMouse, ele é próprio para pessoas que sente dor quando usa mouse normal. Posso GARANTIR 100% que seu problema vai sera resolvido. Este mouse é meio caro, mas funciona em qualquer micro, e nao quebra nem da defeito.

      Alem disto, ele tem um botao muito especial que faz a tela sobir e descer em qualquer velocidade, apenas deslocando o mouse sem precisar clicar nas barras laterais de rolagem..

      Responder

    • rosely diz:

      isso é sindrome do tunel do carpo procure um ortopedista e converse com ele sobre esse assunto . boa sorte

      Responder

  69. lunguinha josefa gomes diz:

    doutor trabalhei muitos anos abrindo galinhas caipira manualmente,hoje sou professora e zeladora e estou sintindo muitas dores no ombro direito,que especialista e tratamento devo faser,pois moro numa cidade sem nem uma estrutura,me ajude pelo amor de Deus.

    Responder

  70. miriam diz:

    Oi Doutora,ha um ano +ou- vinha sentindo uma dor insistente do dedo do meio da mão direita,incomodada com essa dor “chata”aparentimente “boba” procurei um medico esse me pediu uma ultraçao e constatou que era detinopatia,gostaria de saber como essa doença apareceu em meu dedo? porque pelo que sei é por movimentos repetitivos e no meu caso não trabalho fora e quase não uso o computador,e a dentinite deu no meu dedo do meio achei muito estranho,como isso pode acontecer?

    Responder

  71. Maria Auvilane diz:

    Oi doutora, estou sentindo dor na mão esquerda ao lado direito do pulso, nem estou podendo tirar a roupa, varrer a casa etc… Pois começo a sentir dores como se estivesse deslocada o que fazer?

    Responder

  72. andreia diz:

    FUI NO MEDICO, ELE ME PEDIU UMA RESSONANCIA MAGNETICA DA MAO DIREITA,AINDA NAO CONSEGUI FAZER SÓ MARQUEI.
    TENHO PERCA DE FORÇA NO PUNHO DIREITO DORMENCIA AS VEZES NOS DEDOS,MINIMA DORZINHA DOQ SERÁ?
    SERÁ Q É TENDINITE?
    PELOS SINTOMAS OU OUTRA COISA?
    MUITO OBRIGADA

    Responder

  73. Elda Secchi diz:

    Olá,
    gostei bastante das perguntas e orientações. Procurei esse título, porque também sinto dores semelhantes. Até pensei serem de neurite. Valeram os esclarecimentos.
    Elda

    Responder

  74. angela do carmo ferreira diz:

    ESTOU TRABALHANDO A 2 MESES EM UMA EMPRESA FAÇO TRABALHO REPETITIVO MEUS DEDOS ESTAO INCHADOS E NAO FECHAM MAU CONSIGO ESCOVAR MEUS DENTES, E AGORA DE UNS 15 DIAS PRA CA MEU JOELHO ESTA INCHANDO E DOENDO MUITO MAL CONSIGO FICAR DE PE , EU MIM ABAIXO VARIAS VEZES SERA QUE E POR CAUSA DISSO.OBRIGADA E BJS.

    Responder

  75. jardiel queiroz sousa diz:

    nome de algunl atflamatorio sinto muita dor ant braço tendiniti

    Responder

  76. Genival diz:

    Tenho artrite na mão direita ( dedos ) e mim dói mais a noite. O que devo fazer ?

    Responder

    • jenny diz:

      HOLA ESTIVE LENDO PUBLICAÇAO , TENHO A MESMA COISA QUE VC E NAO CONSEGUI DESCOBRIR O QUE FAZER PARA MELHORAR SE VC SOUBER POR FAVOR ME AVISE SOFRO MUITO A NOITE COMEÇA PELO DEDOS . TODOS OS DIAS FAZ DOIS MESES. OBRIGADO SE PUDERMOS NOS AJUDAR

      Responder

  77. cristiano diz:

    Ola bom dia, é difícil explicar o que tenho, porém já fui à 5 ortopedistas e através da ressonância eles sinalizaranm para uma tendinite. O fato é que estou a 7 meses parado e não aguento mais, portanto peço ajuda aqui, se não puderem me enviar o nome deste bendito remédio natural me deem algumha dica do que devo fazer, tenho dois filhos que me chamam para jogar futebol e não posso por causa do tornozelo, em um hospital em Salvador um médico me disse que entraria com intervenção cirurgica, quem puider me ajudar eu agradeço. Um abraço.

    Responder

    • rosely diz:

      olha se vc foi a 5 ortopedista e eles nao de ajudaram entao procure um reumatologista pq pode ser que vc esta com algumas doenças reumaticas e o tratamento e diferente dos de tendinites, pode ser alguma coisa no sangue e so um tratamento especifico pode te ajudar. melhoras

      Responder

  78. luiz carlos da rosa diz:

    Olá, tenho tentinite no ombro direito devido ao trabalhar por vários anos seguidos, empurrando alunos cadeirante durante as aulas de ed. física; Qual o procedimento para a cura. Saudações.

    Responder

    • jozias diz:

      eu tenho tendinite no ombro esquerdo e nao mim trato cada dia dos mas nao estou conseguido desenvouver o meu trabalho o quer devo fazar.

      Responder

  79. Tatiane Camargo diz:

    DR gostaria de saber tenho tendinite a algum tempo mas estou amamentando minha filha te m oito meses mas ela mama bastante qual seria o tratamento gostaria q me enviassea resposta por email… obrigada

    Responder

  80. ANGELICA BATISTA diz:

    BOM DIA Dra. Estou passando uma situação dificil,tirei ultrasonografia do punho e cotovelo,foi diagnosticado,que tenho tendinite,o pior não consigo
    pintiar o cabelo,não pego na mao do meu filho e agora quando acordo nao consigo colocar os pés no chão de tanta dor,por favor mim ajude e o pior não tenho plano de saúde.
    Peço a Luiz que também informe o nome do remédio natural, que aliviou as dores. Um abraço a todos.

    Responder

  81. luiz carlos diz:

    dra. ja fazem uns tres meses meus tendões doem muito, quando acordo ou fico muito tempo sentado, quando me levanto a dor acima do calcanhar são insuportaveis, vou movimentando andando ate aquecelos eu acho ai diminui um pouco a, gostaria de saber o que faço. obrigado.

    Responder

    • vera diz:

      eu tenho tentinite eu faço acuputuras e fisoterapias e uso salonpas gel encontra na farmacia , e esta sento tudo uma maravilha …boa sorte pra voce
      abraços
      vera

      Responder

  82. Sebastião Marques de Oliveira diz:

    Ola Dtra. pesso que me ajude por favor, eu tenho uma tendiniti no ombro direito e radeia para a cabeça, qual é tratamento mais eficas, ja fis fisioterapia, e acunputura mas nada resolve, algem pode me ajudar por favor? grato…

    Responder

  83. luiz diz:

    IMPORTANTE PARA AJUDAR QUEM PASSA PELO MESMO PROBLEMA.
    DURANTE OITO MESES TIVE TENDINITE NO PUNHO DIREITO. NÃO PODIA USAR A MÃO DIREITA NEM PARA ESCREVER. DOIA PRÁ CARAMBA.
    FUI EM 5 MÉDICOS MÉDIOS QUE ME EMPATURRARAM DE REMÉDIOS QUE LASCARAM COM O MEU ESTÔMAGO. NÃO VALEU NADA.
    SEGUNDA-FEIRA PROCUREI UMA PESSOA QUE TRATA COM RADIESTESIA( BIOENERGÉTICO). TOMEI UM REMÉDIO NATURAL RECEITADO POR ESTA PESSOA.
    COM DOIS DIAS A DOR SUMIU. COM UMA SEMANA VOLTEI A USAR A MÃO NORMALMENTE INCLUSIVE PARA OS EXERCICIOS DA ACADAMEIA E LIDAR NO MEU SITIO.

    Responder

    • rubens diz:

      favor me informe o nome do remdio obrigado

      Responder

    • tania regina diz:

      olá luiz gostaria de saber se podes me passar o nome desse remédio, já q é natural… e penso não ter contra idicação e onde adquirí-lo!
      agradeço e aguardo seu contato

      Responder

    • Luzia Rodrigues Machado diz:

      Por favor, já faz 5 dias q eu choro de dor, ontem fui ao médico q diagnosticou tendinite no cotovelo, tenho tamado antiinflamatório e analgésico cujo efeito é curto.Não aguento mais, me ajude!Obrigada!

      Responder

      • neto diz:

        oi tudo bem, tambem estou com esse problema doi demais o cotovelo principalmente quando vou malhar tricipes , to tomando calminex e melhora so na hora

        Responder

      • adriano diz:

        olá Luiza, tambem estou com o mesmo problema, os remédios fazem efeito por um dia, mas no outro volta a doer, já conseguiu fazer compressa de gelo?

        Responder

    • Elizabete diz:

      Por favor me passe o nome desse remédio! Obrigada
      Eli

      Responder

    • ROSE diz:

      por favor luiz pode me passar o nome do remédio,estou com muita dor no cotovelo e pés…OBRIGADO!

      Responder

    • Jair diz:

      Olá amigo…..estou com uma tendinite no cotovelo e não aguento mais…você poderia me passar o nome desse remédio e onde eu posso encontrar fazendo grande favor amigo??? Obrigado e aguardo retorno seu…

      Responder

    • Andreia Ferreira diz:

      Boa noite,estou com o mesmo poblema mas com cirurgia marcada;estou com muito medo da cirurgia queria tentar o remedio,seria possivél vc me enviar o nome,obrigada.

      Responder

    • Marcia diz:

      Ola! Tnho o mesmo problema. Pods me env o nome do remedio? Dsd ja agradeco!

      Responder

    • Vanessa diz:

      Luiz por favor me indique esse medico! obrigada

      Responder

  84. luiz diz:

    GRAÇAS A DEUS FUI CURADO COM UM REMÉDIO NATURAL.
    OS 8 MÉDICOS QUE EU FUI QUASE ARREBENTARAM MEU ESTÔMAGO COM TANTO ANTIANFLAMATÓRIO E ANTIBIOTICO.
    TO LIVRE! FORAM 8 MESES E MUITA DOR NA MÃO DIREITA. QUASE QUE FUI PARA A CIRURGIA.

    Responder

    • valdelice diz:

      olha luiz eu sou cabeleireira e nao queria parar de trabalhar vc podia me falar qual remedio esse presciso muito melhorar estou casnsada de tomar remedio e nao vira nada.por favor me responda tá obrigado…

      Responder

    • rubens diz:

      bom dia luiz tambem gostaria de saber o nome do remedio obrigado

      Responder

      • Maria Dalva diz:

        Luís por favor me passe o nome do remédio natural, pois estou com tendinite no ombro, já tomei vários anti inflamatórios fiz fisioterapia e não melhoro.

        Responder

    • Luciana vasconcelos diz:

      Olá Luiz!!!
      Tenho sofrido muito,tenho fibromialgia,e agora me apareceu essa tendinite,que esta minando minhas forças,tenho muita dor,e gostaria de saber o nome do remédio que vc tomou,seria possível vc passar o nome pra mim?
      Muito obrigada!!!

      Responder

    • claudia gomes diz:

      ola luis voce podia me dar a sua receita tb tannho tendinite e ja tomei mais antiflamatorios e nada me faz efeito por favor ajude me.

      Responder

    • Luana diz:

      Luiz:

      Tenho tendinite no braço e estou procurando um tratamento alternativo já que os convencionais não funcionaram.
      Você pode me passar informações mais detalhadas para que eu possa seguir os mesmos procedimentos que te beneficiaram?
      Agradeço antecipadamente qualquer informação.

      Responder

    • Santos ab diz:

      Boa tarde,

      LUÍS PODE PF FACULTAR-ME O NOME DO TAL MEDICAMENTO NATURAL QUE LHE RESOLVEU O PROBLEMA DA TENDINITE.. PF É MUITO URGENTE.
      OBRIGADO

      Responder

    • gilma diz:

      Olá, por favor, voce conseguiu o nome do remedio natural para tendinite? Não aguento mais o meu estômago dos remédio antiinflamatórios. Quero testar este natural

      Responder

    • JOÃO MATTOS diz:

      OLÁ,TAMBÉM TENHO SENTIDO MUITAS DORES,NO BRAÇO ESQUERDO,NÃO PODIA LEVANTAR OU SE QUER VIRAR OU GIRAR O BRAÇO.A SENSAÇÃO É DE ENFIAR UMA FACA!!!PROCUREI UM MEDICO E O RX CONFIRMOU UMA TENDINITE.TOMEI DURANTE 5 DIAS 2X AO DIA.SÓ ALIVIOU.PODE ME PASSAR O NOME DESTE REMÉDIO?
      Obrigado,JOÃO MATTOS .

      Responder

    • Jaime diz:

      oi amigo me mande o nome desse remedio milagroso, tenho o mesmo problema, obrigado abraços e saúde.

      Responder

    • Adriana Foleto diz:

      Por Favor, me mande o nome desse remedio, estou com muita dor, preciso muito!

      Responder

    • Paloma diz:

      Que remédio foi esse, por favor???

      Responder

    • Antonio diz:

      BOA TARDE LUIZ

      Estou com problema de tendinite a dois meses e remedio realmente nos arrebenta. até pomada de uso veterinario estou usando, porem a mao continua inchada e não tenho força na mao direita

      se puder me passa o nome do remedio natural que te ajudou.

      Obrigado

      Antonio

      Responder

  85. Livia diz:

    Olá,
    Há cerca de um ano descobri que tenho hérnia de disco na coluna lombar. Junto com ela “ganhei” uma tendinite no pé esquerdo (comecei a mancar para compensar a dor na coluna). Fiz exames, tratei a fase aguda com fisioterapia e RPG e melhorou. Atualmente faço acupuntura e shiatsu, além de exercício de baixo impacto, como natação e hidro. Porém, mesmo após tanto tempo, parece que o pé não curou 100%. Ao realizar uma caminhada leve de 40 minutos, não senti dor durante o exercício, porém passei o resto do dia com dor no pé afetado com a tendinite.
    Visto que tem quase um ano, já não era hora do pé ter cicatrizado? Que profissional devo procurar nesse caso?
    obrigada.

    Responder

  86. Kátia diz:

    Olá, tenho tendinite a 5 anos,nos 2 braços inteiro e nas duas mãos,já imobilizei,já fiz fisioterapia 2 vezes,atualmente faço tratamento com Alginac 1000 mas não está fazendo mais efeito,não sei mais o que fazer, Será o caso de passar com reumatologista? O que posso fazer,Por favor me ajudem não agüento mais de dor.

    Responder

  87. Clyssia Oliveira diz:

    OI Dr. eu sofro com dores na palma da mão e punho já a 3 anos fui num ortopedista fiz ressonância magnética e ele me disse que não tenho nada nas mãos
    mas a dor esta insuportável se não tenho nada porque essa dor é tão forte?
    já fui num reumatologista também e ela me indicou acumputura já fiz várias sessões e a dor continua não sei o que fazer. nem sei que médico procurar, pois ninguém consegue dar um diagnóstico.

    Responder

    • sandracruz diz:

      os sintomas são parecidos com os meus. O ortopedista disse que é síndrome do Túnel do Carpo,solicitou um eletro das mãos que ainda farei e enquanto isso é fisioterapia e anti inflamatório,acumputura,infiltração( não me senti bem,parei),cirurgia só em último caso. Vamos lutando por nossa cura.

      Responder

  88. regina pereira silva diz:

    Boa tarde Doutora ,fui ao médico do sus e ele me disse que estava com tendinite ,fui demitida do serviço que trabalhava e o médico do sindicato pediu um exame para mim ,passei no ortopedista e ele pediu quatro ultra-sonografia e constatou que eu tenho bursite no ombro direito ,gostaria de saber se tem cura ou não.

    Responder

  89. Márcia Assis diz:

    Olá Mariana!
    Vamos ver se consegue me ajudar. Sinto dores fortes na parte direita das costas (região cervical) que se estendem para o braço (chegou a inchar). O pulso também doi muito e não consigo apoiar a mão em local nenhum. Já fiz raio-X, Ultrassonografia e Ressonância, nenhum exame mostrou anomalias. Já fui a diferentes tipos de especialistas, mas ninguém descobre o que tenho.
    Desde já agradeço.

    Responder

  90. silvia diz:

    gostaria de saber o seguinte escrevo a muitos anos trabalho com isso o dia inteiro e tenho muita dor nos dedos principalmente em os dois que seguura a caneta.agora comecei a sentir muita dor na palma da mão a ponto não conseguir abrir uma torneira ou grampear um papel.

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Oi, Silvia!

      Acho que você esqueceu de colocar a pergunta! :D

      Responder

      • neto diz:

        oi doutora com com tendinite no cotovelo, e ja fiz ate uma infiltraçao uma vez, melhorou mais volto, eu tambem depois da infiltraçao eu fiquei so 3 dias de repouso e voltei a malhar , oque deve fazer para que essa dor passa, to passando calminex antes de dormir senao num durmo de dor

        Responder

  91. gildomar diz:

    ola boa noite o esporte que pratico é motocross tenho bastante dor na região dos pulsos e no anti braço e travamento dos braços isso pode ser tendinite

    Responder

  92. Leonardo Gomes diz:

    Boa tarde,
    Sou professor e escrevo muito no quadro e no papel, desde abril faço fisioterapia para tratar uma tendinite no punho direito. Sinto que as dores não aumentaram e as vezes até desaparecem, entretanto comecei a sentir dores no antebraço e próximo ao ombro. Quando dirijo também sinto dores. O que poço fazer para tratar de forma mais eficiente o meu problema?

    Obrigado
    Leonardo

    Responder

  93. edineia diz:

    ola doutora, sentia muita dor no ombro que ao longo dos dias foi descendo para o braco,sinto uma pequena elevacao perto do punho na parte de baixo, fui ao medico numa clinica geral ela disse que seria possivelmente uma tendinite, nao fez exame nenhum so me deu um antiflamatorio, uns comprimido pra dor, e um complexo B. so tomei o pra dor,hoje faz mais ou menos uns 6dias, mas a elevacao ainda persiste nao sinto dores muito forte mas nao consigo erguer peso sem sentir dor, as vezes parada sem faze movimento ainda sinto uma dorzinha no braco, se for mesmo tendinite e eu nao tomando os remedios receitados o que pode acontece, posso ter complicacoes, pode se tornar algo mais grave, nao faco repouso continuo fazendo os servicos de casa normal. bom dia espero que possa me ajudar…….e tira minhas duvidas

    Responder

  94. rafael diz:

    olha doutora de ums tempo pra ca to tendo dor no meu pulso esquerdo tenhu 14 anos mexo muito no pc pois tenhu meus sites e meus jogos pra cuidar começou issu essa semana sera q se eu para de esforça ela melhora? pois so uso ela pra mexer no pc e eu posso fikar ums meses sem mexer.

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Oi, Rafael!

      Procure fazer pausas enquanto mexe no pc. Se a dor insistir, sugiro que procure um médico ortopedista!

      Abraço

      Responder

      • rafael diz:

        procurei um medico bem tava no inicio ele me passo um remedio pra quando senti-se dor agora so mexo no pc nos finais de semana em meio de 1 a 2 horas manerei um poko a dor alivio bastante obrigado hj to aki postanto que mudar alguns habitos desnecessarios pode fazer muito bem vou la terminar meu trabalho XD

        Responder

        • Mariana Fulfaro diz:

          Que legal, Rafael! Fico muito feliz por você!

          Ah, se precisar, aqui no blog indico alguns programas que você coloca no comp e eles te avisam a hora de fazer pausa! :D

          Responder

          • Marcelo diz:

            Basta vc trocar seu mouse comum pelo OrthoMouse, ele é próprio para pessoas que sente dor quando usa mouse normal. Posso GARANTIR 100% que seu problema vai sera resolvido. Este mouse é meio caro, mas funciona em qualquer micro, e nao quebra nem da defeito.

            Alem disto, ele tem um botao muito especial que faz a tela sobir e descer em qualquer velocidade, apenas deslocando o mouse sem precisar clicar nas barras laterais de rolagem..

            Responder

      • gardenia dos santos lima diz:

        ola doutora mariana .trabalho no almoxerifado ja faz 6 mes faz tres semana que estou sentindo muita dor no emter braço e durmença na mao o que pode ser.

        Responder

  95. Sara diz:

    Olá, de um tempo para cá tenho uma dor terrível na mão quando vou escrever, trabalho usando a escrita, mas não é toda a hora, pois tb faço uso do computador, mas nesse eu não tenho problema, a dor só ocorre mesmo qdo estou escrevendo, será que isso tb se configura como LER? Será que se eu fizer uma fisioterapia pode melhorar? Antes eu estudava e escrevia muito, não sei se pode ser isso, tenho medo de uma hora não conseguir mais escrever, e eu preciso disso para trabalhar.
    Obrigada
    Sara

    Responder

  96. claudinea diz:

    ola tenho dores nas maos nao sao direto mas sim quando eu as uso muito tenho 29 anos trabalho desde os quinze com as maos em diferentes areas como digitaçao croche manicure.e tambem escrevendo muito.tenho essas dores ja algum tempo as vezes se faço croche ou digito ou faço algumas unhas fico com as maos travadas de tanta dor

    Responder

  97. rafaela diz:

    sou de uma escola de srra negra gostei mtooo da entrevista!
    bjkss

    Responder

  98. giovana diz:

    somos de uma escola e pesquisamos sobre tendinite. foi muito util a entrevista. obrigadu.. rafa e giih

    Responder

  99. eden scain diz:

    ola, tenho uma dor no joelho, acima e abaixo do mesmo, ele fica vermelho, muita dor nem da para mexer a perna, fui ao medico fez varios exame, e disse que e tendinite, mas minha perna doi da canela ate a coxa, arde, fica vermelha , deu varios remedio fasen 15 dias e nada de melhoras, nao posso caminhar, nem me mexer, pode ser tendinite ou devo faser algun outro tipo de exame, sem mais eden, pode me respobder pelo imail, agradeso.

    Responder

  100. Fábio diz:

    A MINHA MÃE TEM UMA DOR QUE SE INICIA NO OMBRO E QUE NAO O COSEGUE MOVER DR.A PODE-ME DAR ALGUMAS INDICAÇOES

    Responder

    • marisa diz:

      bom dia,estou precisando de ajuda de todos que moram em fortaleza.olha eu moro em parauapebas PA e faco estagil no hospital municipal,encontrei um senhor que se chama francisco das neves pereira enternado aqui no hospital e ele disse que nao tem parente nenhum aqui em parauapebas ele saiu de perto de sua familia em 1980 e agora ele quer encontra sua familia que mora em fortaleza ceara aqui ele mora na rua e eu quero muito ajudar ele encontra sua familia,por favor coloca o nome dele ai na radio e me ajuda da este presente para ele.ele disse que o nome da mae dele se chamamaria zelia de oliveira pereira o irmao e luciano das neves pereira.entre em contato comigo 94-9167-4055 marisa.ou marisaaguiar2009@hotmail.com. ME AJUDEM POR FAVOR QUE DEUS ABENÇOA TODOS VCS

      Responder

  101. Rosana diz:

    ola meu nome eRosana, gostaria de saber o seguinte sinto muita dores no pescoço que vai para ombro, parece que doi o osso,sabe fui ao medico disse que e problema mecanico, entao gostaria de tirar duvida- Dor no ombro-Seria Bursite?tedinite? qual o tratamento?
    agradeço desde ja.

    Responder

  102. José Antonio diz:

    Oi meu nome é José Antonio tenho 16 anos e ando de skate, comecei a sentir dores no pé direito como se fossem agulhadas e sempre depois de acordar e levantar da cama sento dores continuas como se fossem agulhadas também e essa dor fica em torno de uns 5 minutos e depois passa.
    então resolvi ir ao medico e ele diagnosticou como tendinite e também havia um defeito fibrocístico de 0,5 cm.apos o diagnostico comecei a fazer fisioterapia e tambem a tomar fitoterápico e cálcio pra ver se fortalecia um pouco mais.So que mesmo fazendo tudo isso a dor ainda continua, então queria que você desse ema clariada melhor no meu problema.
    Obrigada !

    Responder

  103. zenaide rodrigues diz:

    BOA TARDE DOUTORA,SOFRO COM A TENDINITE,NOS OMBROS,NO MOMENTO NAO ESTOU FAZENDO TRATAMENTO, MAS TENHO NO OMBRO ESQUERDO ,BICIPS,E COSTAS, E ESSES DIAS ,ATACOU DE UMA TAL MANEIRA,MELHORA UM POUCO COM MASSAGEM NO LOCAL,ESTOU TOMANDO UM ANTIFLAMTORIO,GOSTEI MUITO DE SEU ARTIGO, A SENHORA ESTA DE PARABENS…..
    OBRIGADA

    Responder

  104. Raimunda diz:

    Ola,
    Dra. Mariana, tenho 31 anos de idade trabalho a 15 anos diretamente com digitação e faço muito movimento repetitivos. faz 03 meses que estou com dores fortes no braço direiro na juntas. procurei o medido, ele passou nimesulida/ antiflamatorio e estou fazendo seçoes de fisioterapia e nada de passar as dores. gostaria de saber se acuputura e bom para esse para as dores que estou sentindo e qual tipo de antiflamatorio que deve tomar um mais potente.me ajude…

    abraços…

    Responder

    • ana diz:

      tenho tendenite desde 1987, posso dizer que fui infelismente uma pioneira, mas convivo bem com isto, passei por todos tratamentos possiveis tomeis varios anti inflamatorios , 17 tipos talvez, musculação, acumputura etc., mas me dei bem um uma fisioterpia simples de base meu fone 97036590, pode me ligar terei prazer em dizer qual gratis bjs e boa sorte

      Responder

      • Cleomir diz:

        boa noite Ana gostei,Eu tenho 31 anos e soufro muito com tendinite
        gostaria que voce me passase o telefone com a o peradora da tua regiao
        o meu numero (49)88086193 obrigado por a tua atencao de querer ajudar
        att CLEOMIR

        Responder

  105. Marlene diz:

    Hola Dra Mariana. Mire algo de tendite e encontrei sua pagina. parabens..Gostei muito do que li. tenho 48 anos i faco muito esporte. gym, golf. tennis. carrera etc. tenho tendite no biceps direito. faco tratamento con 2 terapeuta diferente. ja levo mas de 30 session. e sigue igual. ademas da terapia con electon. sinto que he melhorado un poco. faco exercicio en casa estirando o brazo arriba e atras. na verdad nao tenho dor.mas e incomodo para dormir.eso ja faz uns 4 mes. Minha pergunta e …Voce como profesional me aconselha acumputura;
    gracias.

    Responder

  106. Vanessa Gomes diz:

    oi eu sou Vanessa, eu soube que estava com tentinite a pouco tempo, mais eu tinha dor a mais de 3 anos, é verdade e muito tempo, mais eu tenho uma pergunata!! Eu tenho uma s queimaçõe nas coxas da perna, queima não diariamente mais quendo vem a dor e imsuportavel, eu queria pergunatar se esta dor e por causa da tentinite? ou e outra complicações?
    um abraço!!! gostaria que me respondesse bem mais brave.

    Responder

  107. Ingrid diz:

    Amei o artigo, muito esclarecedor…
    parabéns… continue assim, procurando esclarecer nossas dúvidas, q até então achamos que nunca iriamos achar uma solução p/ as nossas doenças ou até problemas tratavéis que por falta de conhecimento deixamos de lado e acabamos sofrendo mais.

    Responder

  108. thiago diz:

    Ola Dra. tenho dores nas duas maos pois carrego peso diariamente, nao eh nada demais, mas acho que os movimentos repetitivos sao os responsaveis…o que me preocupa sao 2 calos internos que nasceram em meus pulsos…tipo 2 bolinhas (uma em cada pulso) proxima ao osso do pulso, no lado superior externo das maos…elas nao doem, mas sao duras como se fossem ossos….ja tive isso ha 2 anos atras quando fazia remo em casa…mas foi so parar que elas sumiram depois de 1 mes…desconfio que possa ser associada a LER ou Tendinite pois so tenho isso quando faco algum esforco…pra completar toco guitarra tambem…gostaria de saber se eh comum esse tipo de coisa relacionada a tendinite ou LER?

    Responder

  109. Delane diz:

    Oi minha mãe tem tendinite no pé que é muito raro.Que tipo de orientação vc poderia dá.

    Responder

  110. Anderson diz:

    Olá já faz quase um ano que sinto dores, queimações no punho,creio que os tendões estejam inflamados
    quando pensei que havia tido uma melhora, voltou pior
    isso tá acabando com a vida, me deixa pra biaxo, as vezes nem tenho mais vontade de viver
    por favor me ajudem

    Responder

  111. Rute diz:

    Boa tarde,eu tenho artrose e médico recomendou fazer fisioterapia além do médicamento, gostária de saber qual o tipo de fisioterapia mais correto para esse tipo de lesão? Começaram com um tipo de ultrasom será que resolve.

    Responder

  112. cleber f. jorge diz:

    ola doutora gostaria de saber se o que tenho e tendinite pois ja fui a um medico e ele me disse que o que tenho e epocondinite, sinto dores nos cotovelos na parte inferior estou tomando anti flamatorio mais as dores voltam quando não tomo o que devo fazer….

    Responder

  113. rafael diz:

    Abducha noite Dra.

    Tenho tendinite abaixo dos dedos indicador e polegar devido a um trauma antigo.

    Meu ortopedista disse que para fazer apenas gelo e alongamento mmas depois de 1 mês melhorou muito pouco.

    O que posso fazer?

    Agradeco a atenção.

    Responder

  114. Maycon diz:

    Olá doutora.
    tenho uma pequena dor na mão esquerda,e meus dedos médio e mindinho estão dificeis de movimentar, e a noite minha mao queima e logo começa à formigar.
    ouvi falar que pode ser Síndrome do Túnel do Carpo, e gostaria de saber se é grave?
    e tambem gostaria de saber o valor em media de uma consulta em um ortopedista..
    desde ja agradeço.

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Maycon!

      Para saber se você tem ou não Síndrome do Túnel do Carpo é necessária uma avaliação médica.

      Sobre os valores de consulta, isso varia de cidade para cidade, Estado para Estado… Mas independente disso, a rede pública de saúde oferece atendimento com ortopedista de graça!

      Responder

  115. Volnei diz:

    Olá doutora
    O cansaço dos dedos com o tempo passa, ou precisa de um certo tratamento?
    Obrigado

    Responder

  116. leandro guimaraes leite diz:

    ola doutora.
    estou com uma dor que começou no ombro,mas ela se irradiou pra todo o membro e agora sinto muita dor ao pressionar as maos,como se a musculatura estivesse machucada por dentro,alem da dor no ombro e em especial no polegar direito.isso é só devido a tendinite ou pode ser algo mais?eu toco violao e até eu investigar as causas dessas dores preciso necessariamente interromper essa atividade?

    abraços!!!

    Responder

  117. Volnei diz:

    Olá, bom eu to com uma duvida..eu toco guitarra e violao,por isso eu movimento bastantes os dedos, e a uns 2 dias eu percebi que meus dedos da mão esquerda começaram a perder um pouco a agilidade e a noite quando vou dormir os tendoes começam a doer um pouco.Vi na entrevista que tendinite doi quando se movimenta dos dedos e carrega objetos, mas nao tenho este problema, posso carregar objetos e movimentar os dedos e nao doi.
    mesmo assim gostaria de saber se é tendinite e se pode prejudicar os movimentos dos dedos no futuro?
    obrigado.

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Volnei!

      Provavelmente seus dedos perdem agilidade e doem por cansaço, devido aos movimentos repetitivos. Para diminuir um pouco isso, faça alongamentos antes de começar a tocar e tente realizar pequenas pausas para descansar seus dedos durante seus ensaios.

      Já para saber se você tem tendinite é necessário consultar um médico ortopedista.

      Responder

  118. Jafferson diz:

    Ola, Meu nome é Jafferson, curso educação fisica
    (4º periodo) e o que venho expor e pedir uma orientação é sobre o seguinte:
    Conheço uma menina de 22 anos que tinha um emprego de de auxiliar administrativo de um colegio e a mesma passava horas digitando arquivos e para agravar mais ela sempre teve o costume de escrever com muita empreendendo muita força!
    Hoje afastada ja ha alguns meses com diagnóstico de tendinite, fez seções de fisioterapias e amenizou. Porém em qualquer tarefa diaria seja, lavar prato, varrer, a dor sempre volta!
    Ela esta precisando muito trabalhar por motivos financeiros e todo emprego que lhe aparece necessita deste esforço com as mãos (com a direita principalmente)!.
    Seções de fisioterapia no momento está fora de alcance (“din din”) limitado!
    Gostaria de saber se existe um protocolo de tratamento base para esses casos? Como por exemplo o uso de gelo diario ou compressa de agua morna?Se tem, de quanto em quanto tempo?
    E durante quanto tempo?
    Exercícios de alongamento, fortalecimento?
    No inicio achei pudesse ser a tal sindrome do tunel do carpo, devido ao local ondre se concentra as dores. Sou leigo. Apenas sei que ela tem grande dificuldade fazer movimentos de garra (como o ato de segurar um copo) e de fazer mov de extensão dos dedos.
    Gostaria muito de poder ajuda-la!
    Uma orientação, um “norte” seria de muita valia!
    Desde já sou agradecido
    Att

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Jafferson!

      Existem protocolos de tratamento para tendinite, sim. Contudo, infelizmente não tenho como “prescrever” tratamento para tendinite pela internet, ainda mais sem conhecer a pessoa, sem examiná-la…

      O SUS oferece atendimentos gratuito tanto de fisioterapia quanto de terapia ocupacional, peça para ela procurar uma UBS. Em alguns lugares a fila de espera pode demorar um pouco.

      Enquanto aguarda ser chamada para atendimento, sugiro que ela realize muitas pausas durante as atividades, faça alongamentos e compressas com gelo diariamente.

      Boa sorte!

      Responder

  119. paulo silva diz:

    BOA NOITE DRA.
    BOM A MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE . EU TENHO UMA DOR MUITO FORTE NO DEDO PULGAR DA MAO DIREITA E DA ESQUERDA MAS A DA ESQUERDA ME DOI MAIS TALVEZ POR SER CANHOTO MAS A QUESTAO E me doi e fica inchado e perco um pouco a força da mão ou melhor noto a forca tem deminuido principalmente quando agarro objectos em que tenho de fechar a mao e fazer forca. O que posso fazer para melhorar e tirar um pouco a dor que tenho. obrigado
    aguardo resposta.
    ass. alexandre silva

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Oi, Paulo!

      Primeiro sugiro que você agende uma consulta com médico ortopedista para possivelmente ser encaminhando para reabilitação.

      Em casa, enquanto aguarda essas consultas, você deve parar por uns 5-10 minutos o que está fazendo de hora em hora. Nessas pausas deixe seus polegares descansando, sem fazer nada. Faça também compressas com gelo diariamente.

      Responder

  120. veriana rodrigues diz:

    boa noite eu estava olhando uns site e encontrei o seu gostei muito de suas explicaçâo agradeço a deus e depois a vc,por mim tirar duvidas aqui fico orando por vc porque vc e uma pessoa muito abençôada.um abraço

    Responder

  121. claudelice assis de oliveira diz:

    oi como posso resolver esse meu problema de tendinite

    Responder

  122. Giovana diz:

    Oi Mari! Super pertinente sua reportagem. Sabe que essa semana um médico que trabalha comigo me pediu para avaliá-lo, pois está com tendinite de punho de tanto escrever? Acho que vale a pena falar um pouco sobre qualidade de vida no trabalho, para aqueles que dependem exclusivamente de algumas funções para exercerem suas funções. Sugestão, tá bom?

    Um beijão pra vc!

    Responder

  123. Eliane diz:

    Mari é sempre muito esclarecedor quando o exemplo é simples e acessível, adorei a reportagem. Beijos
    Eli

    Responder

  124. Malu Motta diz:

    Muito esclarecedor. Gostei muito das comparações.
    Parabéns, como sempre!

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Maluuu, mas você já é expert no assunto! Acho que você deveria dar um depoimento pra gente, isso sim! rsrsrs

      Bjus

      Responder

      • Malu Motta diz:

        é… expert mesmo! mas agora não sofro mais de tanta dor (em grande parte, graças a você!) aprendi a “carregar o balde” de maneira correta… e mais vazio… :)
        mas achei perfeitas as comparaçõs que ele fez.

        Responder

        • Mariana Fulfaro diz:

          Isso porque você respeita seu corpo! Todos deveríamos nos respeitar mais…

          Em sua homenagem vou sair da frente do comp e vou preparar um capuccino! ;D

          Responder

          • Iberê diz:

            Também gostei muito das comparações. Sempre imaginei meus tendões “tendiníticos” como uma corda raspando na areia. E agora toda hora em que eu faço a corda “pegar” em algum lugar, mudo de posição, hehe!

            Responder

            • ROSANGELA CABRAL diz:

              EU ROSANGELACABRALOINHOS SOFLO DE UMA TRNDENETE DEBAIGHO DA SOLA DO PE A GRANDOLA E CRANSO DEMAIS OGUE DEVO FAZER PARA FICA CURADA GOSTARIA DE SABER SE ESSE TIPO DE DOENSA ME ENCOSTARIA PELO NSS PORGUE AS DORES SAO INSSUPORTAVEL SOL DO RIO DE JANEIRO

              Responder

  125. ione brandino diz:

    gostewi muito principalmente quando fala do tratamento sequencial, ainda prefiro

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Se você é da turma que prefere tratamento conservador, em breve falarei aqui das técnicas de conservação de energia orientadas pelos terapeutas ocupacionais e que ajudam muitíssimo no tratamento da tendinite! Obrigada pela visita!

      Responder

  126. Cecilia diz:

    Muito pertinente seu artigo.Parabéns.
    Bjos

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Obrigada pela visita e pelo comentário, Cecilia!

      Responder

      • Rodrigo diz:

        Ola
        Mariana, estive olhando o seu depoimento de como tratar uma tendinite.
        Meu nome é Rodrigo, tenho 34 anos e ja tenh a tendinite ha uns 15 anos .
        Ela não chega a ser muito forte ao extremo ao ponto de não conseguir tirar uma camisa ou segurar algum objeto. Mais ela é uma dor cronica, que se eu ficar tocando um violão por muito tempo o meu ombro do lado direito ja começa a doer.
        Eu ja fiz fisioterapia e acupuntura por um tempo, mais a dor voltou novamente.
        Atualmente eu estou fazendo uma academia por uma recomendação de um amigo que é formado em educação fisica e me disse para fazer uma academia pra ver se fortaleço um pouco a musculatura do corpo e tentar minimizar a dor.
        Sera Mariana que seria o melhor metodo a ser aplicado.
        Ja estou ha 4 meses na academia e a dor ainda não sumiu.
        Gostaria de uma indicação sua.
        Grato.
        Att.

        Responder

        • Vanessa Gomes diz:

          Oi Eu sou Vanessa tenho 18 anos, eu soube que eu estou com tentinite a algunas dias foi sexta-feira, eu tenho dor encima do tornozelo, as minhas cochas queimam, como se fosse,um tipo de cloro ardente eu não sei falar o nome dele mais eu sei que arde muito, ele não arde todas as horás mais devez enguando arde. Eu queria te perguntar se isso e normal para um tentinite?
          como posso tratar?
          obrigada!!!

          Responder

Deixe uma resposta