Como alimentar idosos acamados

Contando um pouco sobre as fases de algumas doenças, passei a receber dúvidas sobre como cuidar em casa de idosos que estão acamados.

Sou terapeuta ocupacional e só posso responder às dúvidas sobre a minha área. Por isso resolvi criar uma seção nova aqui no blog, a de “entrevistas”. Assim posso trazer a contribuição de outros profissionais de saúde.

E claro, para fazer jus aos pedidos de vocês, ela vai ser inaugurada com um tema que deixa muita gente angustiada: alimentação do idoso acamado.

Para tirar as dúvidas sobre esse nebuloso tema convidei a Dra. Diana U. C. de O. Santos, nutricionista e especialista em geriatria e gerontologia para falar sobre o assunto.

 

É necessário ter  algum cuidado especial para dar comida ao idoso que está acamado?

Sim. A posição da pessoa no ato da alimentação é de fundamental importância, esteja ela se alimentando pela boca, por sonda nasoenteral ou gastrostomia.

O idoso não deve estar deitado em hipótese alguma, e o ideal seria que ele se mantivesse sentado, pois assim se minimiza o possível risco de o alimento ir para o pulmão e não para o estômago. Mas sentar uma pessoa acamada nem sempre é uma tarefa simples e segura. Por isso, recomenda-se que o idoso não esteja nem deitado por completo nem sentado como numa cadeira, seria o meio termo dessas posições.

E é também nessa posição que ele deve permanecer por pelo menos 30 minutos após ter recebido o alimento ou tomado qualquer líquido, inclusive medicações.

 

Dra. Diana Santos é nutricionista com experiência no atendimento de idosos

Em determinado momento da doença muitas pessoas com Alzheimer podem se recusar a comer, o que pode levar à desnutrição. Essa situação leva a problemas, como atrofia dos músculos, menor absorção de medicamentos e até mesmo a morte. O que fazer quando alguém com Alzheimer não quer comer?

É verdade. Muitos idosos com Alzheimer ou qualquer outra síndrome

demencial podem se recusar a comer porque perdem o apetite ou simplesmente porque não se lembram que ainda não comeram.

Nesses casos os familiares e/ou cuidadores devem ter muita paciência com a pessoa doente no ato da alimentação. A oferta dos alimentos deve ser feita com uma certa insistência até que uma quantidade considerável de comida seja ingerida, sempre respeitando o ritmo de cada pessoa (os idosos tendem a comer mais lentamente que os adultos).

 

De que maneira é  possível melhorar a alimentação do idoso que está acamado?

Hoje em dia já encontramos em farmácias e em lojas especializadas suplementos nutricionais capazes de suprir boa parte dos nutrientes necessários às pessoas, inclusive dos idosos.

Eles são comercializados na forma líquida ou em pó, nas versões com sabores variados (banana, chocolate, baunilha, morango, dentre outros), ou mesmo sem sabor. Uma boa opção de uso dos suplementos nutricionais é adicioná-los a preparações bem aceitas pelos idosos.

Sugiro incrementar mingaus, sucos, purês, vitaminas de frutas, sopas, etc. Mas também podemos suplementar a alimentação adicionando leite em pó ao leite líquido convencional, azeite de oliva em receitas salgadas que o idoso aceite bem, e a depender do caso incrementar algumas receitas com creme de leite, clara do ovo (a parte branca), mel, e o que mais a imaginação permitir e o paladar aceitar. Além disso, podemos enriquecer feijões, por exemplo, cozinhando uma beterraba e carne junto deles, ou acrescentar cenoura ralada no arroz (preferir o integral).

As vísceras animais, como o fígado, são alimentos riquíssimos em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, e fornecerem boas proteínas também. Uma sugestão é prepará-las junto com carne moída, ficará nutritivo e o sabor mascarado.

 

E como escolher o melhor tipo de dieta?

Essa é uma pergunta um tanto quanto complexa. A dieta deve se adequar ao estado nutricional da pessoa, às doenças pré-existentes, aos hábitos alimentares de cada um, além de ter que estar de acordo com o meio de entrada do alimento no indivíduo (se pela boca ou por sonda).

Se for pela boca deve atender às condições bucais da pessoa, isto é, se ela tem dentes suficientes para uma mastigação adequada, se há ferimentos na gengiva, língua ou bochechas, e ainda se o idoso tem alguma dificuldade de engolir alimentos sólidos ou líquidos.

Portanto, não existe uma receita pronta da melhor dieta, e sim uma dieta ideal para cada pessoa. Lembrando que uma alimentação saudável deve ter diariamente carne, leite, frutas, legumes e verduras, cereais (arroz, aveia, milho, etc.), tubérculos e raízes (batata, mandioca, inhame, cará, etc.) e feijões (ervilha, lentilha, grão-de-bico, feijões de todos os tipos).

 

Há muitas pessoas acamadas usando sonda. Quais os cuidados que se deve ter no preparo da refeição caseira?

Um dos segredos da alimentação via sonda nasoenteral é a fluidez da dieta. E esse é um quesito em que se deve ter atenção redobrada no caso da refeição feita em casa, a dieta enteral caseira. Basta entender que a dieta terá que passar, sem esforço algum, por aquela “mangueirinha” que leva a comida até o estômago, ou intestino, do paciente.

Portanto, deve ser quase tão fluida quanto a água. Mas como fazer isso com uma sopa, ou um suco de frutas mais grosso? Devemos adicionar água! Mas a água pura não nos fornece nenhum nutriente, então devemos priorizar aquela água usada para cozinhar os alimentos, nela ficam retidos muitos nutrientes como vitaminas e minerais.

Uma outra opção é acrescentar leite, que é um alimento nutritivo, além de ser líquido. Devemos lembrar também que a pessoa alimentada por sonda não sente o sabor dos alimentos que lhe são ofertados, então uma sopa que tiver o leite adicionado não deve causar estranheza, assim como podemos acrescentar azeite de oliva numa vitamina de frutas. O “segredo” é a dieta estar bem líquida, sem deixar de ser nutritiva.

Um outro aspecto a ser considerado é que para que a dieta esteja bem fluida os alimentos que a compuserem devem ser sempre muito bem cozidos, batidos (de preferência num liquidificador) e coados, de duas a três vezes, logo em seguida. Esse procedimento, embora trabalhoso evitará que a sonda fique entupida pelos pequenos pedaços de alimentos e suas fibras (fiapos), o que implicará à ida do paciente até um serviço médico para que a sonda seja trocada.

Outra dica importante para a preservação dos nutrientes de uma sopa para a sonda é que esta seja preparada diariamente e mantida na geladeira, e batida somente instantes antes de ser ofertada ao paciente. Isso garantirá uma oferta maior de nutrientes.

Devemos lembrar também que a alimentação pela sonda deve ser sempre ofertada à temperatura ambiente, nem quente ou morna, nem fria ou gelada. Isso evitará que o paciente apresente diarréia.

 

Quais os cuidados adicionais com a sonda?

Um cuidado importante na manutenção da sonda do paciente é a sua lavagem imediatamente após a passagem de alimentos por ela. Esse procedimento equivaleria à escovação dos dentes de pessoas que se alimentam pela boca.

A lavagem deve ser feita com cerca de 50 ml (1 xícara de café) de água pura e uma seringa. Mas se por ventura a sonda entupir mesmo seguindo essas recomendações deve-se amornar meio copo d’água (100 ml) e com o auxílio de uma seringa jogar a água morna pela sonda formando pressão.

Se isso não resolver o problema a saída será mesmo procurar um serviço médico.

 

Por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) podemos saber se estamos acima ou abaixo do peso ideal para nossa altura. Como podemos fazer esse cálculo no idoso acamado?

O IMC realmente nos mostra a relação do nosso peso com a nossa altura, mas ele “peca” em não nos dizer nada sobre a composição corporal, ou seja, se os músculos, ossos e órgãos estão preservados, ou se há uma reserva escassa ou excessiva de gordura no organismo. Por isso o IMC não pode ser usado isoladamente, principalmente em idosos. Essa população, ao longo do tempo apresenta uma mudança significativa na composição corporal, ou seja, transformam músculos em gordura.

Um indicador bem aceito nos dias de hoje para a população idosa é a circunferência da panturrilha, a nossa “batata da perna”. Essa medida pode ser feita no idoso acamado e é de simples execução (basta medir circularmente a panturrilha com uma fita métrica ou uma trena). Ela é capaz de revelar a reserva muscular dos indivíduos, e quando medida apresentar valores inferiores a 31cm (no idoso), representa uma perda de massa muscular, devendo-se investigar o motivo dessa diminuição.

 

*A Dra. Diana U. C. de O. Santos é nutricionista formada pela UFBA e é inscrita no Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª região. 

204 respostas para “Como alimentar idosos acamados”

  1. samuel andre diz:

    mariana gostaria de saber quais os alimentos que minha avo deve comer para nao perde a massa do corpo e o peso pois a mesma e portadora de esclerose lateral amiotrofica e tem dificuldades para comer e engoli alimentos e esta pendendo o peso muito rapido.E QUAL EXERCICIO ELA DEVE FAZER PARA FICAR DISPOSTA O DIA TODO E SI SENTIR BEM

    Responder

  2. Francisca Oliveira diz:

    Oi meu vô teve um avc e tava com a sonda, só que ele tirava a sonda quase todo dia então resolvemos dar a dieta no canudinho e deu certo, ele consegue engoli direitinho, mas mesmo assim tem algum problema? eu preciso colocar a sonda de volta?

    Responder

  3. karla andrea de oliveira diz:

    ola, sou a andrea da cidade de são Gotardo,tenho 27 e a 3 anos minha mãe deu um avc , ela cuidava do meu tio cadeirante e do meu irmao com paralizia infantil , mas o destino mudou tudo ,hj eu cuido dos 3 nenhum anda , consequência das complicação do avc da mamãe , ela teve q amputar a mao direita , usa sonda , fralda e a traqueostomia,sou grata por deus ter me dado pacincia pra cuidar deles,no meio de alguns obstáculos q passo eu tento fazer a minha parte,sempre pesquiso o q é melhor pra cuidar dos meus anjos, tento a cada dia descobrir um pouco mais sobre alimentação especificas para sonda q seja de baixo custo , gostaria de saber quais alimentos para massa muscular ,pois notei q um acamado perde muito e afina principalmente as pernas , grata !!!

    Responder

  4. vania diz:

    oi gostaria de saber o que eu faço para um senhora idosa de 95 anos q até uns 16 dias após uma queda q machucou a cabeça ,até ai ela andava e comia e conversava ,e depois dessa queda ela não quer andar ,comer e nen liquido toma + ,estamos desesperados sem saber oq fazer,e ainda ficou agressiva ,quando vamos chegar perto dela quer moder e da tapas ,pelo amor de deus me de uma forma para q ela pelo ao menos beba agua e suco ou até sopa liquida,me ajudem é um caso urgente ,desde ontem te agradeço a atenção e a juda tenha uma boa noite

    Responder

  5. Micelene diz:

    Boa tarde, minha mãe esta na fase final de alzheimer, desde agosto que parou de alimentar-se com comidas sólidas e agora já esta rejeitsndo a comida pastosa, passei para o líquido , gostaria de orientação nutricional para alimentação liquida nessa situação.

    Grata.

    Responder

  6. simone rosa diz:

    Oi tem minha mãe acamada ela teve AVC pois ela tem diabete chora muito escuta qualquer voz chora esta muito difícil o estado emocional dela mais o que nos deixar nervosa é uma dor de barriga muito toda hora ela esta cuja o que vc acha já falei com medico eles passar Floratil mais toda hora me ajuda vai????

    Responder

  7. jose diz:

    estou cuidando do meu pai,parcialmente acamado,teve avc,sego diabete sempre alta em torno de 300 a 400.aplico insulina .nao tenho experiencia com cuidados de idosos,mas larguei emprego e casa em s paulo estou no nordeste.tenho problemas de saude hiv positivo ha oito anos ,nao esta sendo facil acho que vou pirar ,quero colocalo em um abrigo mas nao encontro vaga,temo pela minha saude e a dele .estou me sentindo muito deprimido,tenho vontade de largar tudo e sumir ,sei que nao e a soluçao .isso e um pedido de ajuda e um desabafo,nao fui criado por ele me deixou aos 5 anos nao tenho vinculo de pai ,mas vim cuidar dele que morava sozinho.quero voltar pra minha casa em s.paulo ,mas temo pela viagem com ele.tenho 47 anos sem profisao definida.

    Responder

    • eliana jardim diz:

      Ola, o meu nome é Eliana, moro em porto alegre, minha mãe faleceu em setembro e eu gostaria de doar 5 vidros de prolopa, 15 litros de trophic 1.2 e algus equipos para sonda.

      Telefone para contato 051 33410515.

      Responder

      • carmen diz:

        eu gostaria de ficar com esses equipos, pois estou comprando… preciso comprar muitas coisas e estou desempregada!!!

        Responder

        • Thiago diz:

          Olá, caso vc não consiga a doação, te aconselho a entrar em contato com assistência social da sua cidade ou promotoria pública, pra resolver sua situação.

          Responder

    • sandra diz:

      Olá, José, fiquei emocionada com sua atitude. Realmente vc é uma boa pessoa. Mas, está sendo mais difícil do q esperava, não? Também já cuidei de pai e mãe nessas condições. Por isso te entendo. Acabei de orar por vcs, pedi o socorro de Deus p sua vida. Tenha calma, às vezes nos desesperamos por achar q é demais p nós. Mas, vc verá q no final, valeu a pena, saímos um ser humano melhor após essa experiência. Nunca mais será o mesmo. Está dando o amor q não recebeu, isso te torna mais nobre ainda, não se arrependa de fazer o bem. Deus te honrará. “Honra teu pai e tua mãe para q se prolongue a vida q teu Deus te dá.”êxodo 20.Não sei onde vc mora, não tenho como te ajudar, mas, o q me ajudou muito foram as orações e as palavras da Bíblia: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará, deitar-me faz em verdes pastos e guia-me às águas tranquilas…refrigera meu ser… bondade e misericordia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei por longos dias na casa do Senhor…”salmo 23 A paz de Deus, essa é a tua maior recompensa, q dinheiro nenhum pode comprar. Espero q essa mensagem chegue até vc e tenha força e coragem, porque não está só, nem um só momento, Aquele q sofreu todas as dores, te compreende e te ampara com muito amor. Creia e confie em Deus!Abraço, meu irmão.

      Responder

  8. Maribel Mascarenhas Nobre diz:

    Por Favor minha mãe tem 86 anos e esta em estagio avançado de Mal de Alzheimer, cuidávamos em casa até abril de 2013, após pesquisa intensa na cidade, encontramos uma clínica em condições de receber minha amada mãe. A um mês atrás ela se recusou a receber alimentação, e após um enfarto e de complicações renais , se adotou a alimentação por sonda. A minha pergunta é a seguinte. Devido ao fato de ter se tentando todas as formas conhecidas para que ela não arrancasse a sonda, isto vem acontecendo com frequência. Pesquisei na internet mas não encontrei, por isto recorro a você Drª. Existe no mercado algum material que possa ser colocado nas mãos do acamado, que inviabilize o movimento dos dedos, pois não gostaria que a minha mãe fosse imobilizada na cama. Tentamos luva, adaptando meia com velcro no punho mas não funcionou. Agradeço desde já a sua atenção e aguardo retorno.

    Responder

    • Milene Ferreira diz:

      Cara Maribel existem sim umas luvas proprias para colocar nas maos de doentes, para que estes não tirem soros e sondas de alientação e até mesmo vesicais. Este material já é conhecido, muito bom, lavável e muito aceite pelos familiares e idosos. Enquando responsável de lar de idosos possuo o meu fornecedor, mas em qualquer loja de material ortopedico – RM | Ortopedia, Material Ortopédico e Hospitalar. Morada: Rua Manuel Francisco Soromenho, nº 18 Loja 2670-452 Loures. Tel. 219 827 934. Tlm. 916 598 591. O senhor responsável chama-se Rui.
      Se por acaso necessitar de algo mais para cuidar da sua mãe, estamos sempre disponiveis. Sou responsável por uma lar de idosos (CASA DOS SONHOS – LAR DE 3ª IDADE) no concelho de LOURES, mais precisamente em Bucelas, sou enfermeira.
      Atenciosamente
      Milene Ferreira

      Responder

  9. eliane diz:

    Tenho uma vó que esta acamada ha cerca de 6 meses ela vem de varias internações,usando fralda descartavel, comida atravez de sonda aparenteral e oxigenio e estamos precisando muito de doeções de fralda geriatrica tamanho extra g,camisola hospitalar, alimentação isosource soja liquida,fiber source,nutrisor multi
    nova source gc em po, glucerna em pó ou qual quer outra alimentaçao nutriciona por aparenteral, quem puder nos ajudar agradeço pois nao temos mais da onde tirar.

    Responder

    • Heloisa diz:

      Prezada Eliane, eu também cuido de minha mãe, da mesma idade….Parei de trabalhar e também estamos em dificuldades.
      Ela nao usa sonda mas, na questão das fraldas, eu primeiro consegui, com receita simples de um médico, adquirir pela Farmácia Popular bem mais em conta… Eu pego a Adultcare extra-G a cada 10 dias, 05 pacotes, sai R$ 43,00….
      Com relação a camisolas, eu improvisei…peguei as camisolas mais velhas dela e abri atrás, inteirinha, bem no meio, até uns 10 centimetros do pescoço…facilitou muito…. até vc conseguir ter as hospitalares, acho que dá para improvisar…
      E ainda, no caso das fraldas, o Estado distribui de graça. Vc pegue uma receita das fraldas, peça ao médico que a atende fazer um laudo do estado dela e vá no Ministério Público e dê entrada.. com 30/40 dias eles liberam e aí vc pega, mensalmente, de graça.. entre nos sites do estado e procure.. eu vou fazer isso nessa semana….
      Vamos nos falando.. nessa hora vale muito todas as dicas e ajuda que pudermos conseguir, né?
      e, se quiser, eu descobri um material muito bom que ensina a alimentar e cuidar de idosos.. me passe teu e.mail e eu mando para vc…
      Fique com DEUS!.. que lhe ampare e dê muita força!. Eu oro muito, peço a DEUS coragem, força e aceitação… Sei que sou capaz de cuidar dela e confortá-la… Se cuide, vc, também!.. É importante que se mantenha saudável, nao se descuide do básico para vc.. pois vc é muito mais necessária agora…foi isso que aprendi e pratico.

      Responder

      • Lourdes Araujo diz:

        Olá Heloisa!

        Fiquei super interessada nesse material sobre os cuidados de idosos que vc descobriu.

        Você poderia mandar pra mim? Minha mãe está com 89 anos e Alzheimer já avançado. Estou tendo problemas para alimentá-la.

        Agradeço muito pela ajuda que vc puder me dar.
        Um abraço e que Deus lhe abençoe.

        Lourdes

        Responder

    • claudia diz:

      Se alguém souber quem toma alimento via sonda nasoenteral eu tenho 18 litros de Isosource Soya da Nestlé e estou doando….

      Responder

      • lourdes aceito diz:

        eu aceito esse 18 frasco pois minha mae esta acamada 97 anos e vc sabe os gastos sao muitos alem dos remedios fraldas obrigado

        Responder

  10. heriberto diz:

    Dra

    Meu pai tem Alzheimer e só come pastoso, os líquidos também tem que ser no ponto de gelatina. Estávamos usando espessantes a base de amido, mas como tem diabetes resultou que alterou em muito a glicemia. Fomos obrigados a mudar, e mudamos para colágeno, porem o mesmo não dá consistência, resultado ele tossia muito e se não parássemos se engasgaria, com isso houve uma redução acentuada de líquidos, assustados estamos com gelatina, e como há necessidade de pelo menos um litro, então estamos adicionando 24 g de gelatina para 1 litro d’água.
    Então peço orientação, podemos substituir o oferecimento de água por gelatina? a gelatina é sem sabor e sem cor.

    Obrigado desde já pela atenção

    Heriberto Gurgel

    Responder

  11. Paula Lopes diz:

    Olá, adorei todas as dicas.
    Necessito, no momento de uma informação.
    Minha mãe tem 78 anos e tem ALZHEIMER. A mais o menos 2 semanas ela não está aceitando comida salgada, somente frutas e mingau. O que posso existe algum suplemento em pó que posso está inserido na alimentação dela.

    Responder

  12. Flavia diz:

    Minha avó tem 92 anos. Há cerca de1 mês tudo o que come, volta, emagreceu muito. Hoje esta no hospital, mas quervoltar pra casa. O médico cogitou sonda, como é colocada? Dói? Atrapalha ou dói para falar?

    Responder

  13. eliane diz:

    ola tenho varios vidros de codein,pois perdi meu pai com cancer quem fizer uso
    pode me ligar 976130713

    Responder

    • Cristiana diz:

      Oi, sinto muito pela perda. Meu pai está com câncer de próstata e tem tido muitas infecções. Gostaria se tiver tempo de conversar com você.
      Um abraço,
      Cristiana

      Responder

    • NIVIA diz:

      Olá, sei como é a dor de perder alguém para esta doença maldosa, minha mãe esta com cancer e lutando pela vida. Caso vc queira nos ajudar agradeço.

      Responder

  14. valeria amaral diz:

    ola boa noite! minha mãe tem 81 anos, e 78 quilos, bem pesadinha. caiu e quebrou o quadril , ai que dificuldades de trocar fralda e trocar lençol. ela não esta enjessada,pois as dores são fortes, principalmente quando tento troca as fraldas. sou inesperiente tem so 2 dias. queria por favor como faço para troca la e os lençol. agradeço lhes.

    Responder

    • Eloisa Lemos diz:

      Bem! se sua mãe quebrou o quadril. primeiramente tem que leva-la
      ao pronto atendimento, só assim, irá cuidar adequadamente.E então amenizar as dores p/ que você possa cuida-la.
      Não é difícil. a sua mãe deitada, vire -a de lado. Pegue a ponta do lençol
      empurre bem debaixo dela o máximo possível. Depois vire -a do lado contrário, e
      puxe o lençol irá sair sem nenhum esforço.
      Pra forrar a cama o mesmo procedimento.
      A diferença e que você irá vira-la de lado mede a largura do lençol na cama arrume a parte da cama , enfiando o resto do lençol debaixo dela vire-a p/ outro lado estique o lenço ai então o leito ficará arrumadíssimo.

      Responder

  15. sandra araujo diz:

    Boa noite, cuido de uma Sra de 97 anos, há 6 meses começou a perder peso, falta de apetite, ela não reclama de nada, não tem nenhuma doença aparente, o diagnóstico do médico foi desnutrição e desitratada, mas ela nunca gostou de água, e hoje está acamada, muito magra, embora consciente, ela não aceita tratamento, ela precisa de 2,5 de líquido, soro, suco, etc, por dia. já comprei uma seringa, pq de colher ela não aceita, e até com a seringa está difícil, já tentei até alimenta-la usando algodão, gostaria de saber se existe alguma forma q eu pudesse aplicar para q ela voltasse ao normal,

    Responder

    • Fonoaudióloga em disfagia diz:

      Olá Sandra,
      Se a questão desta Sra. é inapetência alimentar, é interessante ver com o médico dela se há algum medicamento para abrir o apetite. Caso isso não surta efeito, não há o que fazer, pois é uma questão de recusa alimentar. Neste caso, se faz necessário uma via alternativa de alimentação (sonda que passa pelo nariz ou que é colocada na barriga, quem decidirá será o médico). Espero ter ajudado. Boa sorte.

      Responder

    • andreia araujo diz:

      olá sandra eu o vc perguntou ola minha faz seis ano que ela esta na cama devido o derrame ela tmb estva cm dificuldade de se alimentar e tomar liquidos patamos por mamadeiras deu certo…ate hoje ela se alimenta desse jeito….abraço

      Responder

      • rose jesus diz:

        ola sandra infelismente tambem passei por isso com minha mãe não uso a mamadeira por ela está consciente e não aceita, mas ofereço todos os alimentos naquelas garrafinhas de academia tenho prá doce e outra para salgado. ela aceitou bem. beijos.

        Responder

  16. solimara c pereira diz:

    ola,moro em porto alegre e perdi minha amada mae agora dia 17 de janeiro e tenho 5 caixas de prodiet-
    trophic 1.5 gostaria de doar antes que perdem a validade.
    junto com muitos frascos e e quibos.
    meu telefone e;51 84893552 podem ligar

    Responder

  17. Peres diz:

    Olá! A quem interessa . Gostaria de obter ajuda!
    Uma pessoa que esta acamada a + de 10 Anos esta
    perdendo peso e massa e músculo. Existem muitíssimas
    Dificuldades Financeiras. Por favor.mande orientação por
    Email.não tem médico acompanhando-a . Obrigado!
    PS Se eu estou pedindo as mesmas coisas
    É porque não obtive resposta ! Obrigado

    Responder

    • Neiva diz:

      Vc fala de qual estado?
      Aqui no DF tem vários meio, como nrad que atende o paciente em casa, dando apoio de médico, enfermeiro e insumo. O responsável pode tb entrar com ministério publico , onde os direitos são assegurados. Espero tem ajudado. Estou passando por isso agora e sei o quanto é difícil. Neiva.

      Responder

    • euridice frança alves diz:

      oi tbm estou com minha mãe acamadae com alzaime tenho tido bastante ajuda do pessoal do sus pq vc não procura um posto perto da sua casa e explica sua situação pra eles que eles vão te ajudar muito…

      Responder

  18. Peres diz:

    Olá! A quem interessa . Gostaria de obter ajuda!
    Uma pessoa que esta acamada a + de 10 Anos esta
    perdendo peso e massa e músculo. Existem muitíssimas
    Dificuldades Financeiras. Por favor.mande orientação por
    Email.não tem médico acompanhando-a . Obrigado!

    Responder

  19. Deise de Andrade Dias diz:

    Estou tendo dificuldade de fazer minha mãe (88 anos) aceitar comida com sal. Posso substituir de vez em quando por sustagem? Em jejum ela toma um copo de leite com duas colheres rasas de sopa, de Sustagem e antes de dormir também. Posso oferecer mais durante o dia para que elea se alimente melhor? Grata

    Responder

  20. Eduardo Barbosa diz:

    Boa noite Dra,

    Meu pai teve um avc há dois anos e faz uso de dieta por sonda nasoenteral, estamos correndo agora mesmo que tardiamente para fazer a gastrostomia.
    Ele fez uso da dieta Nutrison Cubison, 1.0 quando estava com uma escara, depois passou para a Nutrisson Multifiber e agora que esta com um pouco de diabetes está com a Nutrison Diason. 1.000 ml por dia e esta ganhando peso, perguntei para a nutricionista dele se existe alguma dieta mesmo que mais cara, mas que seja mais completa e que faça-o o perder um pouco de peso, sendo que esta ganhando em media 1 kg por mes e tenho medo de afetar o coração dele. Existe alguma coisa mais moderna do que o citado???

    Responder

  21. Ericsson J. Alves diz:

    Ps: Havia me esquecido: Para os leitores que mencionaram sobre Familiar não sair da cama e necessidade de colchão específico (Caro) sob pena de fazer feridas, basta comprar colchão casca de ovo. Custa baratinho R$ 30 a 40 reais), ou até menos. Fizemos uso por 1 ano. Em razão da evolução de meu pai, jogamos fora! Boa sorte a todos!

    Responder

    • Jussara diz:

      Prezados, bom dia.

      Existe uma capa térmica para colchão que não custa caro (R$30 ou R$40,00) é fininha e deve ser usada sobre o colchão de casca de ovo. Meu pai ta usando e ajuda muito no cuidado em manter a pele sem ranhuras e sem marcas para evitar a temidas escaras. Ela pode ser comprada em local que vende material médico/hospitalar.

      Que Deus abençoe a todos nesta luta.

      Responder

  22. Ericsson J. Alves diz:

    Olá Mariana, novamente: Parabéns pelo propósito, realmente fascinante!

    Meu Pai já passou por todas as fases citadas pelos amados leitores acima. Em determinado momento, ante a recusa na alimentação e a grande perca de peso tivemos que interná-lo sob risco iminente de sonda (Estava como um Zumbi). Enfim, há mais de 2 anos ele recuperou seu peso normal, ganhou mais de 15 kilos. Fazemos uso diário e constante de complementos alimentares Nutridrink e Ensure c.c alimentos batidos. Sua evolução foi tamanha que antes ele sequer digeria alimentos solidos, hoje ele se levanta todos os dias e vai direto a geladeira rs., alimentando-se quase que normal em referência a alimentos sólidos. Esta forte, sempre alegre e não se recusa a nada.

    Espero que todos aqueles “que se dizem” envolvidos com o tema: Alzheimer, possam um dia ter 1% de sua sensibilidade. Nós da Família “Alves” o vemos como um Herói em nossas vidas, nossa única razão de viver! Todos os dias agradecemos a Deus pela dádiva de estar ao lado dele, já no 3º Estágio da doença c.c Mal de Levi e Parkinson. Acompanhá-lo na fisioterapia, fono, nutricionista, em sua alimentação, no sorvete no Macdonalds, nas caminhadas sem rumo, nas paradas frente ao sol olhando um passarinho, nas mais de 50 vezes que se deita e se levanta…rs., bem como auxiliá-lo nas atividades básicas do dia a dia é um luxo, uma benção a todos nós familiares por ter a oportunidade de estar ao lado de alguém tão importante e especial. Meu Pai não é um “fardo” mas um presente de “Deus”. Tenho orgulho e satisfação de estar ao lado dele para o que der e vier. Há duas semanas atrás, Ele olhou firmemente nos olhos de minha Mãe (Maria J. Melo Alves), e a pediu em casamento! Ps: Já são casados há 38 anos. Meu pai é meu Herói. Felizmente ainda nos deparamos com pessoas como você, de fato envolvidas com o tema! Sucesso!!!

    Responder

  23. maria do carmo diz:

    “A minha mae esta encamada, tem alzheimer, ela ja trufio, ela soa muito gelada, é normal??? Qualquer dia e qualquer hora isto acontece!!! Nao usa sonda, nao tem feridas, bebe leite de cabra, vive dando risada, é uma pessoa feliz no mundo dela. Nao conversa mais, nao conhece ninguem, ela só fala meu nome (Maria), quando esta dormindo, eu tenho um pouco de medo, ela tem 8filhos, eu sempre cuidei dela deis que sai do ventri dela nunca me separei dela. Ela e uma otíma mãe e amiga.”
    “orem por mim já tive varias depresao, por medo de perder ela.

    Responder

    • MIcelene diz:

      normalmente minha mãe tem essa sudorese quando a glicose baixa muito, por ser diabetica. Se sua mãe for diabética esse suor pode ser uma crise de hipoglicemia.

      Responder

    • Graça diz:

      Estou passando pela mesma situação com minha mãe…E agora meu pai também esta!!! Sei que é muito cansativo cuidar deles,mais o amor fala mais alto! Deus nos dá força para conseguirmos o melhor para eles!!! E mais minha irmã mais velha esta numa cadeira de rodas e também cuido dela ,pois o filho dela não cuida… Deixei a minha família em SP e vim para o RJ cuidar deles!!! Só Deus para me fortalecer.Parabéns por seu trabalho!!!!

      Responder

      • ROBERTO BRIAO diz:

        Q DEUS TE ILUMINE POIS TU JA É UMA VENCEDORA EM CUIDAR DA SUA FAMILIA ESTARÁ SEMPRE EM CONTATO COM DEUS ,ELE TE GUIARÁ E TE DARÁ FORÇAS ,EU TANBEM CUIDO DO MEU PAI ACAMADO ,AS VEZES ME SINTO FRACO SEM ESPERANÇAS .

        Responder

      • Ivete maria vieira santos diz:

        Graça que Deus de dê muita foça,sou estudante de psicologia hoje cuido de uma senhora com Alzheimer,ela não fala está paralitica cuido dela como se fosse um bebe as vezes converso com ela tenho impressão que ela me ouve as vezes faço orações com ela acho que ela entende ela é muito católica achei alguns livros dela esses dias sempre estou fazendo leitura pra ela acho que ela vai entender,faça isso também procure alguma coisa que sua mãe gostava de ler ou mesmo musicas que ela gostava cante e leis pra ela assim o tempo vai passar e você vai sentir mais forte e aliviada do cansaço que as vezes nos abate seja feliz pois o filho que tem essa missão já é abençoado a minha paciente é como se fosse minha mãe eu a amo e respeito muito faço de tudo pra que ela se sinta bem ela só tem um filho único e casado e não mora com ela,eu tenho a minha mãe vida ainda graças a Deus mais se Deus me dá o privilegio eu irei cuidar dela também se um dia precisar parabéns pelo seu esforço e amor que tem pelos seus pais,um forte abraço.

        Responder

    • Elizana diz:

      Eu tenho pai com 65 anos está com alzheimer… ele começou há 6 anos atrás.. agora ele está engasgando muito. ficou muito abatido. eu e minhã mãe cuidamos dele sozinhas. mas Deus dá força p todos nós … só peço à todos que passam por isso para não desistir.. pois os nossos bebês grandes já foram tão amorosos e dedicados a nós .. um forte abraço p todos e muita paciência .
      Deus abençõe todos nós…

      Responder

  24. Valéria de Menezes diz:

    Parabéns por esse trabalho maravilhoso!

    Responder

    • tatiane diz:

      dotora a minha vo ela esta com 97 anos ela teve derrame agora ela so fica deitada esta saino machucado que esta na carne viva eu nao posso compra cochao dagua oque eu posso faser mim ajuda

      Responder

      • Renato diz:

        Tatiane, você pode comprar colchão “Caixa de Ovo” o mesmo é barato e muito eficaz, custa em média de 35 a 40 reais, e colocar encima do colchão normal. E realizar mudanças de no máximo de 2 em 2 horas, virando-a para a esquerda, direita, de barriga pra cima e se puder sentar. revesando assim vai evitar as feridas, também conhecidas como Ulceras pro pressão.
        Espero ter ajudado.

        Responder

      • Leni diz:

        Tenho minha mãe acamada, apesar de ser caro comprei um colchão de células infláveis foi uma benção , outra coisa que resolve bem é colocar nas feridas baba timão em pó , é difícil encontrar mais se você entrar em contato eu posso te ajudar .

        Responder

      • Ericsson J. Alves diz:

        Prezada Leni,

        Sempre bom relembrar, apenas colchão casca de ovo não será tão eficaz…Compre loção chamada DERSANI e passe constantemente nas feridas. Tenha certeza: Vai sarar!

        At.

        Ericsson J. Alves

        Responder

      • Ericsson J. Alves diz:

        colchão casca de ovo e loção chamada DERSANI, passar com frequencia.

        At.

        Ericsson J. Alves

        Responder

      • Waldir diz:

        Olá.

        Li que sua vó com 97 anos e acamada está com muitas feridas em virtude de estar por demais tempo deitada. Vou lhe dar uma dica simples e muito barata para você. Pegue uma folha de babosa (cortar do pé antes do amanhacer sem que bata o sol) passe um pano e depois corte em pedaços, retire a casca e esfregue a baba nos lucais com ferimentos e em questão de 2 ou 3 dias vc vais motar que os ferimentos começam a cicatrizar e avermelhado da pele desaparecerá. Acredite vc vai ficar surpresa com os resultados

        Responder

      • MIcelene diz:

        o que tem me ajudado mmuito com minha mãe acamada e evitado essas feridas, é o oleo dersani, inclusive quando ela estava internada abriu uma ferida no bumbum dela e tratamos com esse oleo que cicatrizou rapidinho.

        Responder

      • maria diz:

        compre a pomada pasta d agua

        Responder

  25. Marina diz:

    Boa tarde! Meu nome é Marina. Tenho uma vovó de 85 anos de idade que está acamada a um pouco mais de um ano em virtude de uma fratura no femur… Ela não se alimenta atraves de sonda, ela come normalmente mas apesar de almoçar bem, ela se recusa a tomar leite, a colocar azeite na comida ou até comer mingau porque são alimentos que soltam o intestino dela. Ela está bem magrinha e a minha grande dificuldade é incrementar a alimentação como na sugestão acima pois ela se recusa a comer tais alimentos. O que eu posso fazer? Teria alguma opção que não seja necessáario leite? Eu já não sei mais o q fazer para ela se alimentar melhor… Preciso de ajuda!

    Responder

    • Ericsson J. Alves diz:

      complementos alimentares como nutridrink e Ensure. Não é necessário leite. Aqui usamos porém pode ser em sucos, comida (Nutridrink- não tem sabor- fica como papa, caldo).

      At.

      Ericsson J. Alves

      Responder

  26. Fernanda diz:

    Minha Vó tem 102 anos,a um ano se recusou a andar tem acompanhamento de Fisoterapeuta,o Diabetes e a pressão estão contolados, mas surgiu uma ferida no pé o qual ja trata com Angiologista, por esse motivo preciso saber se a algo na alimentaçáo dela q eu possa fazer pra melhorar a cicatrização ela não quer mais mastigar alimentos mastica mastica e joga fora nós damos assim mesmo para não atrofiar a mandibola, mas gostaria de saber mas sobre a alimentação dela como e o que preparar. desde ja agradeço.

    Responder

    • Waldir diz:

      Olá Fernanda
      Vou lhe dar uma dica simples e muito barata para você. Pegue uma folha de babosa (cortar do pé antes do amanhacer sem que bata o sol) passe um pano e depois corte em pedaços, retire a casca e esfregue a baba nos locais com ferimentos e em questão de 2 ou 3 dias vc vai notar que os ferimentos começam a cicatrizar. Acredite vc vai ficar surpresa com os resultados

      Responder

  27. Raquel diz:

    Olá, tenho uma mãe que está com alzheimer, tem 65 anos e a onze anos lutamos contra essa doença, na hora de comer engasga muito e vomita o dia todo, já perdeu 55 quilos, já passou com uma fonoaudiologa ela pediu pra dar tudo batido e a água ou seja qualquer liquido com espessante, vamos fazer uma endoscopia pra saber o que é se pode ser um refluxo. Vc acha que podemos fazer mais alguma coisa?

    Responder

    • paula diz:

      eu cuido de idosos com alzheimer e parknson. no caso de sua mãe em questão, perdeu 55kg. eu pergunto se não seria hora de questionar o médico. tipo, porque ainda não colocou em sua mãe uma sonda.?

      Responder

      • Magna diz:

        Paula, gostaria de ter sua ajuda se assim for possível , pois minha mãe tem alzheimer hoje ela já com 72 anos e a doença já desenvolvida a 10 anos, ela se encontra debilitada pois não tem se alimentado direito, já não tem mais os dentes, não pode com derivados de leite não sei o q fazer para q ela possa estar forte fisicamente.Precisava de uma alimentação q lhe fosse adequada para este quadro que ela vive hoje…
        Agradeço pelo trabalho q faz.
        Magna

        Responder

        • valéria de menezes diz:

          Magna, recebi sua mensagem e gostaria de saber se sua mãe tem constipação intestinal(intestino preguiçoso),diabete e hipertensão arterial e se estar perdendo peso? Valéria de Menezes (nutricionista).

          Responder

        • Ericsson J. Alves diz:

          Sugiro alimentação com NutriDrink. Não tem sabor, pode incrementá-lo em qualquer situação.

          Responder

  28. Jaqueline diz:

    Vc só manda procurar um posto ou uma nutricionista ou assistente social …não vejo de que grande ajuda esta sendo!!!!

    Responder

  29. Cristina diz:

    Porque não pode dar a alimentação da sonda pelo nariz, mais quente porque nesse frio deve ser muito ruim tomar essa alimentação so em temperatura ambiente me explica por favor? sou cuidadora de idoso acamado..e fico querendo esquentar mais a nutricionista diz q não pode mais não diz o porque?

    Responder

    • Janete diz:

      Não pode ser em temperaturas quentes, pq as temperaturas extremas, tanto altas como baixas podem ocasionar diarréia! Vamos lembrar que esse alimento não passa pela boca do paciente, ele vai direto para o estômago(exemplo).

      Responder

  30. Raissah diz:

    Olá, muito bom o texto. Ajudou bastante!
    Abraços

    Responder

  31. Wandirene Ribeiro Nunes Cabrini diz:

    GTenho meu avô ,ele tem 94 anos de idade ,ele não é acamado ,mas gostaria de saber sobre alimentação ,está com um pouco de dificuldade dem mastigar.Ele engasga um pouco ,como fazer a alimentação para ele.

    Responder

    • Fonoaudióloga diz:

      Olá Wandirene,
      Neste caso é necessário que seu avô seja avaliado por um fonoaudiólogo que atue na área de disfagia. Mas enquanto ele não é avaliado, procure ofertar alimentos batidos (pastosos) e líquidos com espessante.

      Responder

  32. aparecida diz:

    boa tarde, eu quero saber qual o tipo de leite ideal pra minha avo tomar, pois ela ja tem 82 anos e ha um ano atraz teve um avc agudo.

    Responder

  33. Robson Xavier diz:

    Boa tarde,Maria Fulfaro, eu gostaria de saber qual é o tipo de sustagem que servi para complementar a, alimentação do idoso com diabetes.

    Obrigado!

    Até mais.

    Responder

  34. dirceia diz:

    ola,meu nome e dirceia sou cadeirante,casasda tenho 2 filhos e cuido da minha mae que tem alzheimer e e acamada.tem uma senhora que da o banho nela de manha.ela tem escaras,devido ficar enternada.sofro muito pois a tres anos atras ela era saudavel.foi ficando esquecida,desorientada,nao durmia ate que levamos ao nerorlogista e atraves de exames constatou que era portadora de alzheimer.ela caiu quebrou a cabeça do femur e foi colocada uma protese que o organismo dela rejeitou e teve que ser retirada.gostaria que minha historia servisse de exemplo para aqueles filhos que por qualquer dificuldade colocam seus pais em abrigos e nao se importam com a solidao que vao sentir.nao e facil tem noites que ela nao dorme e fala a noite toda eu e meu marido nao dormimos tambem pois a cam del e no meu quarto.faço curativos,troco fraldas.dou comida na boca dela.toda vez que ela interna fico de acompanhante.no hospital todos ficam abismados com o que faço,tenho um irmao mas ele nem liga pra saber se ela ta morta ou ainda vive.façam tudo o que puder pela suas maes.deus nao ti da frio se vc nao tem agasalho suficiente.abraços a todos que cuidam de suas maezinhas.fiquem com deus.

    Responder

    • NATALIA diz:

      VC É MUITO VITORIOSA DEUS COM CERTEZA IRÁ LHE RECOMPENSAR POR TUDO ISSO QUE VC TEM FEITO POR SUA MÃE.AQUI EM CASA EU MINHA MÃE E MINHAS IRMÃS ESTAMOS TREAVANDO UMA LUTA COM MEU PAI, ELE TEVE AVC EM NOVEMBRO DO ANO PASSADO, NÃO SE ALIMENTA PELA BOCA ,NÃO FALA E NÃO ANDA, TEM SIDO MUITO DIFICIL, MAS DEUS TEM NOS DADO FORÇAS E SABEDORIA PARA CUIDAR DELE COM TODO AMOR E DEDICAÇÃO.

      Responder

      • Denise Santos diz:

        Natália,boa noite
        TENHO PASSADO PELO MESMO PROBLEMA,NO MEU CASO É MINHA MÃE QUE SOFREU UM AVC.
        CUIDO DELA 24 HS POR DIA,ELA USA SONDA,TOMA BANHO NA CAMA,NÃO FALA,NÃO ANDA,NOS ÚLTIMOS MESES NEM SORRI MAIS,MAS EU TENHO MUITA FÉ QUE TUDO VAI MELHORAR.E TORÇO PARA QUE SEU PAI SAIA DESTA TAMBÉM.
        AS VEZES NÃO TENHO COM QUEM CONVERSAR.
        SE QUISER MANTER CONTATO,FIQUE A VONTADE.

        BOA SORTE.
        PS.PEGUEI O BONDE ANDANDO,DESCULPE ALGUMA COISA.
        DENISE SANTOS.

        Responder

    • Rosângela diz:

      Realmente você é o sinônimo do amor. Tivemos em casa uma história semelhante com meu pai e posso dizer que “não é fácil”, muito, muito complicado.
      Que Deus te ilumine muito, hoje e sempre.
      Um grande abraço.

      Responder

    • ana diz:

      Eu tenho minha mãe,91 anos,cuido dela ha 8anos ,acamada cuido dela sozinha ,meu marido me ajuda so no banho,meus irmãos,tb parece que acha que ja morreu ,nem vem pra perguntar,quando passa dez minutos.ainda tenho que receber bem,se não sai resmungando…Do banho ,passo oleo pelo corpo morro de medo de dar feridas,mas jesus me ajuda e ate agora tudo bem…Deus me ajudara mas não abandono por nada ,cuido dela o dia todo e quando vou dormir ,fico pensando no outro dia e como ela vai estar ,mas peço orações pra mim ter sempre saude,pois morro de medo ficar doente e não poder cuidar dela.abraços e continue cuidando da sua ,que Deus de muita força….amém

      Responder

    • Regininha diz:

      Dirceia, voce é exemplo de vida para todos.Que Deus te ajude cada vea mais!Bjs

      Responder

    • Kalina Lemos diz:

      Bom dia Dirceia, eu entendo muito bem sua luta pois tenho minha mãe també que tem essa doença maldita, somos tr~es filhos mais só ru também quem cuido dela sozinha com minha avó de 82 anos de idade, tem meu irmão que mora comigo também mais não faz muita coisa não, eu não saiu mais, não tenho amizades, não namoro, vivo em função da minha mãe e do meu trabalho, tenho uma irmã que também como o seu nem liga e quando vai la em casa nem olha para a mãe, não pergunta se esta precisando de alguma coisa etc. Só desejo a você muita força e coragem pois nossa luta é grande e pareçe ser interminável. Abrços

      Responder

    • Debora diz:

      Parabens vc e uma guerreira, eu abomino essrs filhos que abandonam seus pais em abrigos e azilos. Eles dao o sangue pra criar os filhos e quando nao servem mais os abandona
      Eu tenho uma pessoinha tambem especial totalmente dependente de mim pra tudo, so que ao contrario de voces que cuidais eu meu fileleho de 12 anos que e minha vida.
      Ele se alimenta so por sonda, perdeu muito pesso depois que parou de se alimentar por boca, a 3 anos ele cez uma pineumonia grave e ficou por 3 meses na UTI e ali fez uma paradacardiorrespiratoria e ficou com cequelas por isso, ele ficou acamado perxeu todos oos movimentos, mas Deus tem dado muita forca pra lutarmos o dificil sao as internacoes pois ele faz muitas pineumonias e por isso tambem focou depe.dente de oxigenio nao respira mais sozinho.
      Mas Deus e pai e meu a.jinho e forte e tem muita vontade de viver.
      Pesso que orem por nos, e o senhor mosso Deus continue dando muita forca pra nos.

      Responder

    • Joelma diz:

      oi Dirceia que admiração e força vc passa pra gente, tenho minha mãezinha com 73 anos que é portadora de esclerose lateral amiotrófica uma das doenças mais terriveis que tem pois atrofia a musculatura da pessoa, minha mãe não fala mais se alimenta por sonda pois afetou a musculatura da boca anda se arrastando com um andandor daqui uns dias ela não vai andar mais enfim triste e eu como vc tenho uma irmã que não ta nem ai pra ela portanto amiga vamos nessa luta que eu sei que de alguma forma Deus ira nos recompensar……qualquer coisa nós trocamos informações. Fica com Deus.

      Responder

  35. maria manuel rito diz:

    gostaria que me manda-ssem para o meu email de situações de doentes de avc com qualquer tipo de sonda e como se faz a sua limpeza como tecnica de saúde gostaria de ter isso no meu email. mesmo o cuidado que tem de se ter com a sonda e a alimentação do doente. seja o que me puder mandar eu agradeço

    Responder

    • NATALIA diz:

      CUIDAMOS DE NOSSO PAI QUE TEVE AVC, EM SETEMBRO DO ANO PASSADO, TEM SIDO MUITO DIFICIL PARA NÓS MAIS COM A AJUDA DE DEUS, TEMOS VENCIDO ESSA LUTA, ELE NÃO FALA E NEM ANDA E SE ALIMENTA PELA SONDA. SEMPRE QUE DAMOS A ALIMENTAÇÃO DELE, LAVAMOS O FRASCO DA ALIMENTAÇÃO E COLOCAMOS UM POUCO DE AGUA PARA ELE, NUNCA DEIXAMOS ENTUPIR, TEMOS O MAIOR CUIDADO.

      Responder

    • solimara diz:

      PARA MARIA MANOEL
      MINHA MAE TEM 85 ANOS TEVE 4 AVC,PARALISOU O LADO ESQUERDO.,TEVE HOASPITALIZADO JUNTO AO MEU PAI
      ELE EU PERDI E ELA ESTA EM CASA COMIGO.,ADPATEI UM QUARTO P/ELA,QUANTO A SONDA LAVOCOM AGUA MORNINHA.
      OBS;FUI ORIENTADA PELA NUTRICIONISTA.TBM A ELEVAR UM POUCO A CAMA NA HORA DE ALIMENRTAÇAO.

      Responder

    • marcia diz:

      TENHO EM CASA MINHA MÃE QUE TEVE QUATRO AVC,QUE ESTA USADO A SONDA NASOENTERAL NAO E FACIL MAIS PROCURO DEIXAR ELA BEM,POIS AS VEZES ELA FICA MUITO TRISTE E EU TAMBEM DE COMER QUALQUER COISA QUE ME LEMBRA QUE ELA GOSTAVA MUITO E JA FEZ 1ANO E NADA SERA QUE POSSO DAR COMIDAS COM ESPESSANTES

      Responder

  36. abimael de moraes diz:

    Olá doutora, meu pai tem 75 anos e é portador de parkinson e alzaimer, é acompanhado por neurologista qto a medicação, mas de uns meses para cá emagreceu assustadoramente, chegando a aparecer as costelas e pernas e braços fracos, não sei o q fazer, as vezes não quer se alimentar e não adianta insistir cerra a boca e não come, gostaria de uma orientação pois estou muito aflito como posso ajudá-lo e agora talvez por fraqueza só quer ficar deitado.

    Responder

  37. abimael de moraes diz:

    eu

    Responder

  38. Alessandra diz:

    Boa Noite Dra Mariana, tenho uma mae com dificuldades de deglutir devido a demencia, gostaria de sua ajuda me enviando uma dieta para suprir as necessidades dela, poderia me enviar por email algum material? me ajudará muito nessa etapa. Obrigada pela atenção e pelo trabalho que tem fazendo com os idosos.

    Responder

  39. lenara diz:

    Olá Mariana gostaria de saber o que fazer, no caso quais os cuidados que devo ter com uma pessoa acamada em casa ,com mobilidade reduzida,mas com possibilidade de fazer levante sendo ela diabética e com dificuldade na mastigação.Quais materiais que necessito,horários dos cuidados etc.

    Responder

  40. Andrea diz:

    Olá, Mariana!
    Meu pai faz hemodiálise e, por conta de uma infecção, está tomando um antibiótico muito forte que está dificultando a sua alimentação. Uma amiga sugeriu um suplemento alimentar, mas não sabemos qual é o mais indicado. Ele precisa de proteínas (principalmente as que estão na carne), mas não está conseguindo se alimentar. O que você sugere?
    Grata,
    Andréa.

    Responder

  41. Maria Tereza diz:

    Oi,minha mae tem 75 anos anos é uma mulher vaidosa adora usar saltos passear enfim ñ perdeu o gosto da vida, mas ela escorregou e quebrou o femur e tem q ficar 1 mes deitada,ela esta mto deprimida pq ñ pode ficar na casa dela esta comendo de tudo mas exageradamente e qd vamos fl ela diz q o medico mandou comer de tudo,(bendito medico q foi fl isso )ela toma cafe come pao bolo torta,12hr almoça como sobremesa suco ,ai começa dizer q ta com fome,ñ sabemos mais o q fazer pq ela fica com constipacao e da maio trabalho,gostaria se fosse posivel q me enviasse algumas dicas de alimentacao p dar a ela. Obrigada aguardo resposta.

    Responder

    • solimara diz:

      oi quem sabe voçe pergunte a ela se ela nao quer ,ler umlivro fazer um trico ou croche ,faça que ela se sinta util mesmo na cama.beijos

      Responder

  42. josemaria diz:

    mariana gostaria de saber como fazer no caso de idoso ,que só aceita dormi na mesma posição .A pele do mesmo já vem apresentando sinal de escara.estou usando AGE mais não estou tendo sucesso .

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Se o idoso passa o dia deitado é importantíssimo que ele mude de posição ao longo do dia.

      Uma maneira de diminuir a pressão na pele, além de usar AGE, é usar colchão caixa de ovo e protetores de quadril e calcanhar. Você já usa esses recursos?

      Responder

      • marta diz:

        Colchao de casca de ovo nao ajuda em nada. O que ajuda eh o colchao de agua (muito caro mas pode ser substituido pelo colcao de ar com caixa eletrica para inflar e desinflar. Ele eh com bolhas.

        Responder

        • Luciana diz:

          Bom mesmo é o colchão pneumático.É oq há de novo no mercado,para pessoas acamadas.Custa de R$750,00 à R$1.100,00.O colchão da minha mãe é o BIO AIR-SALVAPÉ,ela já usa há um ano,o aparelho fica ligado 24hr por dia e nunca deu problema.Muito bom mesmo!

          Responder

    • solimara c pereira diz:

      ola,tambem tenho uma maezinha de 85 anos teve avc,e teve escarras enorme.eu fiz de tudo e nada entao achei uma soluçao

      mandei manipular as erva cicatrizantes como.arnica,calendula e outras se voçe quiser te envio todas que mandei manipulae deu resultado inclusive a loja que manipulou vendeu um monte para outras pessoa abraços

      Responder

      • Luciana diz:

        Olá,Solimara C.Pereira!Se possível envie para o meu e-mail o nome das ervas cicatrizantes q vc mando manipular,pois estou precisando muito para usar na minha mãe,q já é acamada há 9 anos,mês passado ela teve infecção urinaria junto uma pnemonia e fez um quadro de septicemia,ela ficou em uma sala q não podia ficar com acompanhante,por conta disso voltou para casa com uma escara enorme,já passei colagenase,fibrase,A.G.E,hidrogel com alginato,sulfadiazina de prata e não estou vendo muita melhora.Me ensinaram tbm carvão ativado,mas é muito caro custa em torno de R$30,00 cada um,como faço 2 curativos por dia,pra mim esse valor está fora da minha realidade.Desde já agradeço e desejo muita força e saúde para vc cuidar da sua mãezinha.Bjs Luciana.

        Responder

        • solimara diz:

          ola luciana perdoa-me mas so agora e que li seu recado me envia seu endereço que vou lhe mandar por sedex a pomada sim. meu email e\;solimaracarvalho@uol.com.brforça pois eu peço tds os dia para mim beijos.

          Responder

        • solimara diz:

          receita da pomada para escarras que mandei manipular:
          arnica
          calandula
          aloe vera alantoina
          vitamina e
          malva

          eu mandei manipular e deu certo … boa sorte

          Responder

        • MIcelene diz:

          o óleo dersani é otimo,limpa o local e embebi a gaze do curativo e deixa até o proximo curativo, minha mãe cicatrizou rapidinho.

          Responder

      • nelza diz:

        tenho uma irmã que tem demencia frontal e por isso passa todo o tempo de cama,contraiu uma escara que necrosou e é enorme e já tratamos dela ha mais de 2 meses .melhorou ,mas ainda não curou.Gostaria de saber o que voce usou.Poderia me enviar por email?Agradeço muito.
        neuza

        Responder

        • solimara diz:

          pomada manipulada com ervas cicatrizantes que eu usei em minha maezinha.se puder ajudar alguem fico feliz;;;

          Responder

          • eunice r. berulis diz:

            oi solimara, boa noite, será que voce poderia me dar a receita das ervas cicatrizantes urgente,estou com meu esposocom ferida no tornozelo e tenho muita dó ,pois doi muito,um abraço e obrigada

            Responder

            • maria tereza diz:

              existe uma pomada chamada recluss,ela é manipulada,excelente para escaras,é muito importante que vc mantenha o corpo bem hidratado.
              se vc conseguir essa pomada vai ser de grande ajuda pois a mesma cicatriza todo tipo de escara,su cuidadora de idosos e esse foi o melhor medicamento que já usei.
              Espero ter ajudado
              Deus abençoe e de força a todos que cuidam com carinho e dedicação aos enfermos

              Responder

      • marilene diz:

        Gostaria de receber as receitas para manipular as pomadas para usar com minha mãe que tem 90 anos e esta acamada.Obrigada. Marilene

        Responder

      • monica diz:

        oi solimara minha esta com escaras em um asilo,porque ninguém quer ficar com ela vou todos os dias para cuidar dela ,passo óleo de girassol no corpo todo,faço massagem mais nada adianta,me mande urgente essa pomada muito,muito obrigada

        Responder

      • Maria Apárecida diz:

        Preciso de ajuda estou com meu pai enternado tem 1 mês e deu escaras no calcanhar e nas costas voce pode me passar está fórmula cicatrizante pois uso oleo no corpo dele mesmo assim abriu escaras obrigada e Deus te abençoe.

        Responder

      • Maria Aparecida J. Rios diz:

        Solimara
        Se puder me enviar por email a pomada que vc manipulou agradeço.

        abraços
        M. Aparecida

        Responder

      • Leila diz:

        Oi Solimara,se puder enviar por e-mail a pomada de escaras q vce manipulou e o endereço da farmacia,ficarei agradecida.
        Obrigada,Leila.
        .

        Responder

    • Waldir diz:

      Olá.
      Vou lhe dar uma dica simples e muito barata para você. Pegue uma folha de babosa (cortar do pé antes do amanhacer sem que bata o sol) passe um pano e depois corte em pedaços, retire a casca e esfregue a baba nos locais com ferimentos e em questão de 2 ou 3 dias vc vais notar que os ferimentos começam a cicatrizar e avermelhado da pele desaparecerá. Acredite vc vai ficar surpresa com os resultados.

      Responder

  43. marli diz:

    minha mae e idosa.e tem cancer no entestino.e deu anemia por nao comer .gostaria de saber como posso ajudala.e muito triste eu olha minha mae e nao saber como fazer.gostaria que voce me respondece porque estou muito triste. grata marli

    Responder

  44. Sergio Silva diz:

    Bom dia, Dra Mariana Fulfaro. Minha Mãe teve um AVC isquemico a 8 anos, dia, 12 de novembro a 31 de dezembro ela ficou internada para tratar de Penfigóide Bolhoso, e adquiriu uma escara de decubido, no Hospital o tratamento era oleo Skinage e pomada Collagenase. Devido ao AVC, sua alientaçao é pastosa, e ela esta bem magrinha, gostaria de saber se a Sra. poderia nos ajudar, em relaçao a sua alimentaçao, para que ela possa ficar mais forte, cicatrizar mais rapido a escara, ela não é diabetica. Desde já agradeço, e fico no aguardo.

    Responder

    • Debora diz:

      ola querida a minha mae teve 3 AVE e muito complicado mas o mas importante e vc procurar um clinico ou endrologista eles irao passar uma vitamina que muito importante para eles e a minha mae come tudo pastoso e bem picadinho e nao come arroz entao eu procuro dar pures de legumes no lugar do arroz e legumes bem cortados ou ralados bem e muito carinho mesmo. boa sorte

      Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Sergio!

      Sugiro que procure um nutricionista. Esse profissional irá fazer uma dieta específica para sua mãe! :D

      Responder

  45. Dania diz:

    Mariana,meu pai alimenta por sonda a 1 ano,
    e a 1 mes foi feita a gastrotosmia ,ele ta
    muito debilitado,e vem perdendo peso,ele e
    sensivel a lactose,nao tem diabete e nem
    pressao alta,ele tem 72 anos,passou por uma
    cirurgia do neurinoma do acustico no dia 05 de
    novembro de 2010,ficou no hospital 4 meses,ficando
    com sequelas na degluticao..metade do que ele engole
    vai para o pulmao..por isso alimenta por sonda..
    precisamos acertar na dieta para ele recuperar,e
    ta muito dificil..vc poderia me ajudar?quem sabe
    uma receita nova de dieta cseira possa recupera-lo
    fazendo ele ganhar força e peso..ele ta com 46 kls..
    desde ja agradeço com fe em deus e em vc..Dania.

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Dania!

      É importante lembrar que nesses casos é importante a orientação de um nutricionista. Os postos de saúde costumam contar com esse profissional. Você já foi na unidade próxima de sua casa? :D

      Responder

  46. Rogério diz:

    muito boa a dica de alimentar idosos corretamente!

    Responder

  47. maria imaculada g.o.silva diz:

    Mariana,minha mãe não se alimenta com comida pastosa e nem salgadas,consegui alimenta-la com sucos feito na centrifuga,misturando frutas,verduras e legumes,mas gostaria de algumas dicas para melhor alimenta-la.
    No primeiro dia dei couve sozinha,no segundo dia dei couve com suco de soja com maçã,no terceiro dia beterraba,cenoura,laranja com suco de soja de maçã e escarola.
    Gostaria de subitituir sua refeição com alimentos mais nutrientes no suco. Nos entervalos como lanche da tarde ela toma danone e pudins,no cafe da manhã café com leite com mucilon.
    Por favor me dicas de livros que possam me ajudar.
    obrigada desde já.

    Responder

  48. Monyele diz:

    Boa noite Mariana!
    Minha sogra teve um avc, está de cama, pois teve um lado paralisado, estava com a traqueo, mas já tirou e está qse toda fechada, hj ela se alimenta com a sonda, somente a dieta, as vezes damos agua de coco no canudinho pela boca, se a cama estiver bem erguida ela toma sem problemas.
    Gostaria de saber como será feita a introdução de comida para ela, e a retirada da sonda.. isso deverá ser feito assim que a traqueo se fechar totalmente? E quem fará isso? Uma nutricionista, um fono…?
    Muito obrigada!

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Monyele!

      A mudança de alimentação de sonda para a boca só deve ser feita, por medida de segurança, somente após a avaliação de um fonoaudiólogo. Ou parte do líquido da comida poderá ir parar no pulmão de sua sogra! :D

      Abraço

      Responder

  49. aparelho estético diz:

    Uma fonte de conteúdo como esse será muito útil a mim! Esse era precisamente o tipo de coisa que precisava saber. Seu blog parece uma fonte sem fim de informação. Continue assim!

    Responder

  50. Vv diz:

    Boa tarde!
    Será que alguma psicóloga pode me orientar como abortar e convencer uma pessoa idosa da necessidade de colocá-la em uma casa de repouso?
    Trata-se de minha tia, ela tem 80 anos, é viúva, sem filhos e mora sozinha. Está ficando muito esquecida, confusa e deprimida. Eu não tenho tempo para cuidar dela, pois moro sozinha e trabalho fora o dia inteiro. Ela é teimosa, diz que não quer ninguém na casa dela, ( a não ser eu, que não posso, não quero e não tenho condições emocionais para lidar com a situação, pois já cuidei de meus pais que morreram de câncer).
    Creio que em uma casa de repouso ela estará melhor assistida, e terá companhia o dia inteiro, pois ela se queixa muito de solidão. Tem uma saúde muito boa, não toma medicamentos, mas o grau de esquecimento está muito acentuado. Tenho medo que possa se acidentar.
    Grata

    Responder

  51. Silvia Probst diz:

    Dra, minha vó tem 98 anos e há 15 dias ela não levanta mais da cama e não come nada solido, só liquido no canudo, dorme muito de dia, e esta muito triste, ela é saudavel não toma nenhum tipo de medicação, mas agora se entregou, sente muitas dores nas pernas, nas juntas…..estou muito preocupada ela esta muito fraca, chamei o Samu da minha cidade mas disseram que a pressão esta ok, não tem como colocar em um carro pra ir ao hospital, mas o samu não levou…. ela esta muito fraca ate pra falar, o que devo fazer, preciso de ajuda urgente.

    Abraços

    Responder

  52. manuel ferreira diz:

    eu sou manuel antonio santos ferreira moro na rua da boavista 201 melres 4515-484 gondomar porto portugal gasto biafine nao podiam dar amostras

    Responder

  53. SHEYLA diz:

    GOSTARIA DE SABER COMO DEVO AGIR COM MINHA TIA QUE TEM ALZHEIMER E É ACAMADA E DORME DEMAIS ACORDANDO-SE MUITO TARDE DE MANHÃ, Ñ CONSIGO Q ELA TOME BANHO DE SOL E SUAS REFEIÇÕES FICAM MUITO DIFICEIS.O QUE FAÇO POR FAVOR? ME AJUDEM

    Responder

  54. adriana de araujo cunha diz:

    Baseando em que,no que orientamos ou indicamos uma dieta para nosso cliente.

    Responder

  55. Paloma diz:

    Olá Dra Diana. espero que esteja bem!
    …Estou cursando nutrição, segundo perído precisamente, e logo na cadeira do metodologia cientifica, resolví fazer meu projeto nessa área:IDOSOS, tenho grande enpatia com eles, e pretendo ser está voltada para algo que os envolva.
    Bom, tenho algumas dificuldades nesse projeto, até por que o professor não foi tão claro no que ele realmente queria.Mais enfim, acho que eu vou conseguir. Lhe parabenizo pela matéria, se pider me responda.
    Bjs

    Responder

  56. Ana Laura diz:

    Oi Mariana, sou Terapeuta Ocupacional e estou tendo dificuldade em encontrar literatura sobre a intervenção da terapia ocupacional com pacientes idosos com sonda, qualquer tipo de bibliografia me interessa, tenho dúvidas sobre o assunto.
    Agradeço desde já.

    Responder

  57. Sandra dos Santos Messias diz:

    oie…meu nome e sandra e tenho duvidas sobre alimentação,minha mãe teve um avc,e ele atingio a degustação e o equilibrio dela e com isso ela esta com sonda enteral a mas de um mes esta em casa e estou dando alimentação comprada e ela ainda tem diabetes mas esta emagrecendo muito gostaria de saber qual tipo de alimentação posso dar pra ela sem ser industrializada estou desesperada me ajuda
    desde ja Obrigado

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Sandra!

      Sugiro que procure uma nutricionista, pois as necessidades nutricionais de cada pessoa mudam!

      Responder

      • ana maria preattode andrade diz:

        Olá ! boa noite hoje li este depoimento e gostaria de ajudar ,minha mae passa pela mesma situação de usar sonda ,e alimentação foi feita em casa mas agora dou a industrializada pois a de ter muito cuidado com o manuseio dos alimentos e vasilias,opitei pela comprada. No Hospital recebi uma receita basica para fazer onde conten todos os nutrientes necessários
        para cada paciente.Espero que voce ja tenha resolvido esta questão.

        Responder

  58. mariza magalhães pinto diz:

    Gostei muito da informação da Dra Mariana Fulfaro, muito objetiva e profissional, esclarecendo-me quanto a alimentação do idoso acamado, principalmente portador da doença de alzheimer. parabéns e muito grata; porém restou-me uma dúvida quanto a quantidade da dieta necessária, vez que o idoso também precisa descansar e é infernal os horários, pois mal acaba uma administração já está na hora da outra e como tem que manter o idoso em posição segura, ou seja mais assentada, chega ser uma tortura; já diminuimos para 6v, no total de 850 ml, mas estou achando que é muita dieta para uma pessoa quase que totalmente acamada.

    Responder

  59. Simone (Botucatu) diz:

    Oi, boa noite preciso tirar uma dúvida…. a 2 meses minha avó quebrou o ligamento do femor com a bacia , na mesma semana já fez a cirurgia que repoz um protese nesse local, apos 15 dias ela teve alta para andar, mas…. ela tinha um inicio de Alzheimer, após a cirurgia piorou muito, as vezes está conciente outras não, devido a isso parou de comer e não quer mais andar, demonstrar estar com muito medo da perna quebrada, essa semana esteve enternada por desnutrição mas já se recuperou e está em casa,comecou a comer bem aos poucos, uma ou duas refeiçoes ao dia logico que depois de muita percistencia nossa, a dois dias estamos tentando fazer ela andar mas ela até se apoia em nós mas não tem muita força e outra coisa que acho estranho é que ela não desdobra o joelho na hora de se movimentar, movimenta os passos bem lentamente e cansa uito rápido, será que em taão pouco tempo os musculos dela já estão atrofiando? E que tipo de alimentação devo fazer para ela que seja bem nutritiva? Duas vezes ao dia consigo fazer ela comer meio copo de mingau com nestou,no hospital pediram para dar alimento pastoso para ela mas não sei o que fazer, Por favor se for possivel me ajudar vou ficar muito feliz, pois estou lutando sozinha para salvar minha avó. Obrigado e tenha um ótimo final de semana.

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Simone!

      No hospital eles podem te orientar sobre como deixar a comida na textura que a sua avó precisa.

      Sobre o que fazer para ela comer, somente um nutricionista poderá te ajudar… Sugiro que você entre em contato direto com a Dra. Diana – a nutricionista que entrevistei -, ela saberá como ajudar. O e-mail dela é o dianaucosantos@yahoo.com.br
      :D

      Responder

  60. geisa diz:

    BOA NOITE
    NECESSITO DE UMA ORIENTAÇÃO, SE PUDER AJUDAR FICAREI MUITO GRATA. TENHO MINHA VÓ DE 85 ANOS, QUE É DIABETICA, E TEM OSTEOPOROSE NA COLUNA VERTEBRAL, E DECIDO ESTA OSTEOPOROSE ELA TEM HOJE CIFOSE ACENTUADA, MAS O PROBLEMA É QUE ELA ESTA SE ALIMENTANDO PUCO E EMAGRECEU MUITO E ESTA PALIDA, FOI AO MEDICO(GERIATRA) E ELA DISSE QUE ELA ESTA ÓTIMA MAS PERCEBEMOS QUE ELA ESTA EMAGRECENDO. BOM ELA É CONSCIENTE, TEM UMA DIFICULDADE PARA DEGLUTIÇÃO PARA TUDO QUE É PASTOSO E QUE DÁ PARA ELA FAZER PAPA ELA ENGOLI BEM, APENAS AÇIMENTOS SOLIDOS QUE NÃO ENGOLI. O QUE VC ACHA DE SUPRIMENTO CHAMADO SUPRINUTRI SENIOR E DA ALBUMINA PARA COMPLETAR A DIETA. OBRIGADA GEISA

    Responder

  61. aline do nascimento e silva diz:

    Bom dia !!!
    Gostaria de saber sobre o cálculo de IMC para idoso acamado?Então eu só preciso medir circularmente a panturrilha se for inferior a 31 cm o meu paciente está com perda muscular.abraços!!!!

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Aline!

      Sugiro que você procure essas diretrizes em literatura acadêmica específica de nutrição de idosos. Como não sou nutricionista não tenho como te ajudar…

      O que sei é que os parâmetros para um idosos são diferentes dos de um adulto.

      Responder

    • marta diz:

      LEmbre-se de adicionar proteina na alimentacao dele

      Responder

  62. BRUNO COQUEIRO diz:

    BOM DIA DRª: MARIANA FULFARO, SOU ESTUDANTE DE TERAPIA OCUPACIONAL E ESTOU NO 6ºP, SOU DE SÃO LUÍS-MA E O MEU PROJETO DE MONOGRAFIA ESTÁ VOLTADO PARA A SÍNDROME DA IMOBILIDADE COM A SEGUINTE PROBLEMATIZAÇÃO: A INFLUÊNCIA DA SÍNDROME DA IMOBILIDADE NAS AVDS DE IDOSOS ACAMADOS.
    ESTOU COM ALGUMAS DIFICULDADES POR NÃO ENCONTRAR MUITO REFERENCIAL TEÓRICO QUE ABORDE O ASSUNTO, GOSTARIA DE SABER SE PODERIA ME AJUDAR COM ALGUM MATERIAL QUE FALE SOBRE A SÍNDROME DA IMOBILIDADE PARA QUE EU POSSA DAR AINDA MAIS UM APROFUNDAMENTO NO MEUS ESTUDOS.

    NO AGUARDO DE ALGUMA POSIÇÃO!!!!!!!!

    TENHA UM BOM DIA!!!!!!!!!!

    e-mail: bruno_cmagalhaes@hotmail.com

    AGRADECIDO!!!!!!!!!!

    Responder

  63. Aliá Cristina diz:

    Olá td bem?
    Estou perdida,se puder me ajudem.
    Meu avô esteve internado esses dias atras por pneumonia, quando estava melhor saiu do hospital, só que domingo agora ele teve uma convulsão e esta muito mal, antes ele comia sopa batida e agora ele naum esta comendo nada minha tia esta dando agua e suatagem para ele que é a unica coisa que ele esta tomando, a sopa ela já tentou mais ele naum quer ele vira a cabeça, ele esta praticamente vegetando e as coisas que tomam e de gota em gota na seringa. ah e no hospital além de não ter quarto para internação naum passaram nada para ele e tem que aguardar a consulta do medico da familia que será nessa sexta.
    obrigada pela atenção e aguardo uma resposta.

    Responder

  64. ANA KARINA diz:

    Bom dia!

    O meu pai tem 91 anos, é acamado e não é diabético, mas por problemas de circulação necessitou amputar a perna esquerda recentemente. Está desnutrido e quase não aceita alimentação. No hospital foi tentado alimentação via sonda, mas que sofrimento!! Ele tentava arrancar a sonda o tempo todo e quando estava com as mãos contidas gritava e se mexia pedindo para que o soltássemos. Não sei o que é pior, o medo de que ele possa morrer de fome ou a angustia de vê-lo com as mãos presas e se debatendo. Tento todo tipo de alimento e ele não praticamente não aceita,às vezes parece que não come por que está com raiva, sei lá… Está situação é muito angustiante, dá uma sensação de impotência, tristeza … Tem momentos que penso que vou pirar. Hoje sei o quanto o cuidador de idosos precisa ser cuidado!

    Responder

  65. Mara VAz diz:

    Minha vô tem 102 anos, está acamada a 2 anos por velhice, a alimentação dela é feita a base de sopas pra ajudar na hora de ingerir. Tenho uma dúvida msm a minha vô estando acamada eui tenho que dar alimentação para ela de três e três horas é que as vezese ela dorme muito, quando isso acontece eu tenho que acorda-lá para dar comida, alguns visitantes valam assim pra que acordar ela pra dar comida se o sono a satisfaz, isso é verdade ou um mito Dr°. E aind apor favor pode me receitar o que é bom pra da a ela, é porq msm alimentando ela está tão magrinha obr..

    Responder

  66. fabiana diz:

    minha vô tem Alzheimer diabete pressão alta há 2 meses q ela tve avc derrame ela está sendo alimentada pela sonda mas gostaria de saber se vc pode me ajudar á como fazer para que ela volte á comer normalmente?? pq quando eu coloco pela boca ela trava ou se não vomita !!!!!
    pq ?? vc tem dicas?
    especialistas ?
    algum outro sait/?
    obg pela atenção e adorei o jeito de tratar sobre os idosos pois eles de uma forma nos ajudam na vida

    Responder

  67. sergio diz:

    Boa noite

    Mariana

    A minha mae tem 85 anos, com sequelas de avc(lado direito)e acamada, tem diabete, pressao alta e intolerancia ao leite. A alimentacao dela e basicamente de banana,mamao,maca, batata,cenoura e carne moida, esporadicamente manga e abacate, e uso o leite de soja.
    Gostaria que me indicasse se possivel dietas alternativas, ou sites onde eu possa me informar sobre a alimentacao de idosos (em portugues).A um mes atras a perna esquerda comecou a travar , alguma ideia sobre a causa.

    Responder

  68. ana diz:

    ola minha mae tem depressao profunda 70 anos cid10 f20 esta hospitalizada e so se alimenta com sonda foi hospitalizada pois havia 10 dias que nao se alimentava e, 17 dia no hospital tambem ssem se alimentar via oral ,esta somente pela sonda esta aparecendo outras complicaçoes :ginecologico intestinal diabete desconpensada etc… nao anda ,enfim seja franca comigo , pois estamos preparados para o pior quanto tempo mais ela conseguira ficar somente pela sonda? ana sbcampo. tchal

    Responder

  69. CLAUDIA LUCENA CARVALHO ANGELO diz:

    BOA TARDE!
    GOSTARIA DE ESCLARECER ALGUMAS DUVIDAS,O MEU PAI TEVE UM AVC ISQUEMICO A 7 MESES,E ESTA COM ESCARAS NA REGIÃO SACRA E FEMURAL,O MEDICO PASSOU ANTIBIOTICO E UMA POMADA(NEOMICINA),CONHECI UMA PESSOA Q TRABALHA COMO TECNICA DE ENFERMAGEM E INDICOU UM CREME Q SE CHAMA(CREME DE PAPAINA),VC SABE ME DIZER SE ESTE CREME É MESMO EFICAZ.
    OBREGADA!

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Claudia!

      A papaína é utilizada sim no tratamento de úlceras, mas para saber se é adequado utilizá-la com o seu pai é necessário consultar uma enfermeira ou seu médico.

      Responder

    • ana diz:

      olá claudia lucena, meu pai esta acamado a 2 anos de mal de parkison e não tem nenhuma ascaras. utilizamos na pele ácido graxo que é feito na farmacia de manipulação.

      Responder

  70. daaniel diz:

    ei gostaria de saber obasico de nutriça~e saude coletiva pode mim ajudar….

    Responder

  71. Tatiane diz:

    Gostei muito de tudo que lir aqui, sou tecnica de enfermagem e amo muito o que faço e me identifico muito com o cuidado de pessos idosas.
    Parabens a todos que contruibem com os seus conhecimentos a este site, que nos proporciona a ganhar mais conhecimentos atraves destes.
    Fica aqui o meu agradecimento sincero.

    Grata.

    Tatiane.

    Responder

  72. Silvio Ribeiro diz:

    Bom dia. Minha mãe tem 83 anos de idade, e trata um cancer na vista. Éla pouco se movimenta, ficando a maior parte do tempo na cama. È muito dificil acertar alguma coisa que éla goste para comer. As vezes faço papinha, outras vezes dou comida normal, mas sempre com muita dificuldade. Por favor, gostaria muito de saber como poderia alimenta-la tendo uma melhor aceitação de parte dela. Desde já obrigado e parabéns pelo trabalho.

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Silvio, acho que a mesma coisa que disse para o Carlos vale para você. Tente conversar com ela e saber porque ela não quer comer!

      E lembre-se que se ela está passando o dia na cama, o que não é muito saudável, ela comerá menos mesmo, pois não gasta muita energia.

      Responder

  73. Glauco Carvalho diz:

    Prezado
    Dr(a)Mariana Fultaro.

    Busco ajuda de profissionais, tenho uma pessoa da minha familia com Alzheimer muito avançado, agora não consegue mastigar e teremos que dar as refeições por sonda.
    A Dr(A) poderia nos ajudar em fornecer contatos de empresas que comercializam tais refeições….
    Agradeço e que DEUS abençoe a todos nós.

    Glauco Carvalho

    Responder

  74. carlos alberto postacchini diz:

    Ola!
    Me chamo Carlos,e tenho uma tia de 94 anos e ela é acamada.
    Já fazem dois meses que ela não come quase nada,tenho que leva-la ao hospital com certa frequência,pois acaba ficando desnutrida.
    Já tentei de todas as maneiras possiveis como:papinhas de frutas,sopas, café com leite com um pouco de aveia,café com leite com sustagem,bolachinhas molinhas de varios tipos,com o café preto que ela gosta muito, e nem assim,nem gelatina ela tambem não quer.Realmente está difícil.Acho que não tem muita coisa a ser feita,mas se você puder me ajudar gostaria de saber o que fazer.
    muito obrigado pela atenção se possível,estou aguardando uma sugestão.

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Carlos!
      Tudo bem?

      É preciso descobrir por que ela não quer comer. Ela tem algum tipo de demência, ou algum outro problema que interfere em seu julgamento? Se sim, talvez haja necessidade de levá-la a um geriatra para uma avaliar a indicação de sonda.

      Se seu discernimento está preservado é preciso conversar com ela sobre o porquê de ela não querer comer. É preciso paciência, viu? E acima de tudo respeito.

      Boa sorte, viu?

      Responder

  75. mauro diz:

    Ola meu pai é acamado portador de parkinson e Alzheimer, se alimenta por sonda gastrica e fazemos a dieta caseira.O problema é que se deixarmos rala ela corre direto e se for mais grossa ela pinga algumas vezes e para ai precisa ficar controlando no equipo.Quando era industrial não tinha esse problema mas a secretaria da saúde cortou o nosso fornecimento e não temos condições de comprar.Tem alguma maneira de resolver isso sem precisar ficar controlando a dieta? desde já obrigado

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Mauro!

      Sugiro que você entre em contato direto com a Dra. Diana, ela saberá como ajudar. O e-mail dela é o dianaucosantos@yahoo.com.br

      Responder

    • Dra. Diana U. C. de O. Santos diz:

      Olá Mauro, como vai?

      Antes de tirar a sua dúvida lhe devo minhas sinceras desculpas pela demora em retornar a sua mensagem. Mas, vamos às dúvidas!

      Acertar a fluidez “ideal” de uma dieta enteral caseira realmente não é uma tarefa fácil. Há que se testar a proporção da quantidade de diferentes alimentos sólidos e líquidos até que se encontre a fluidez apropriada.
      No caso de a refeição se apresentar muito rala eu aconselho a inclusão de mais ingredientes na receita. Pode-se acrescentar pedaços de cenoura e beterraba bem cozidas, por exemplo, lembrando de bate-las bem no liquidificador (pode ser com um pouco da água do cozimento desses vegetais e/ou leite líquido, ou suco de fruta) lembrando sempre de coar a mistura em peneira fina antes de oferecer ao paciente (não deve restar nenhum pedacinho ou fibra de alimento que possa ser capaz de entupir a sonda).
      Você diz também que se a dieta está rala ela corre direto, não é? Para controlar a velocidade de infusão da dieta no equipo é preciso mexer na sua válvula, também chamada de rolete, cuja sua finalidade é exatamente esta: controlar a velocidade de “descida” do líquido. Não se preocupe com isso, a não ser que o rolete esteja com algum defeito.
      Já nos casos em que a dieta não desce, não corre de forma adequada no equipo, é preciso ter atenção na sua fluidez. Se ela está grossa demais será preciso acrescentar um pouco de água, ou leite, ou suco de fruta, para que a refeição se torne mais líquida a ponto de poder ser controlada no equipo. Outra coisa que devemos observar é a composição dessa dieta, pois alguns alimentos tendem a precipitar no frasco (mesmo depois de bem batidos e coados), podendo entupir o equipo. Nesses casos são precisos atenção redobrada e uma pessoa por perto no momento da oferta da dieta que possa sacudir o frasco de vez em quando, para que não haja a decantação do alimento.
      Caso essas dicas não melhorem a infusão da dieta do seu pai eu sugiro ainda trocar a marca do equipo usado, pois já vi equipos de qualidades inferiores que mesmo com dietas enterais industrializadas apresentaram problemas semelhantes aos seus.

      Bom, Mauro, eu espero ter lhe ajudado.

      Estou à disposição!

      Até mais!

      Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Mauro!

      Você chegou a ler o esclarecimento que a Dra. Diana deu sobre o controle de dieta caseira?

      Abraço

      Responder

  76. Dra. Diana U. C. de O. Santos diz:

    Só aceitei participar deste evento “virtual” por conhecer muito bem a competência e dedicação da colega, e amiga, Mariana Fulfaro. Sem esse respaldo eu teria que pensar duas vezes antes de dizer ‘sim’.
    Mari, obrigada pela oportunidade!
    E obrigada a todos por virem prestigiar a mim, ao meu trabalho e à iniciativa da Mariana!

    Estou à disposição!

    Até…

    Responder

  77. Priscila diz:

    Parabéns Di, fico muito feliz com seu sucesso, você merece. Saudades! Beijinho

    Responder

  78. Maria Eulina diz:

    Olá Dra. Diana! Oi Di!

    Achei muito importante! Fiquei toda orgulhosa! Além de ser ótima profissional, voce escreve muito bem! Parabens! Resposta claras, objetivas e muito sensatas! Parabens novamente!
    Beijos
    Maria Eulina

    Responder

  79. Regina Castelo Branco diz:

    Adorei sua entrevista, Diana. Acho importantíssima a orientação no trabalho com idosos, pois, em geral, costuma-se agir intuitivamente e, muitas vezes, falha-se por falta de conhecimento científico. A entrevista está bastante clara e ilustrativa. Parabéns!
    Parabéns, Mariana, por essa iniciativa!

    Responder

  80. Marilu diz:

    Parabéns pelas respostas claras! Muito bom saber que existem profissionais que entendem que a boa resposta é aquela que esclarece a pergunta para qq leitor. Seja ele leigo no assunto ou especialista.
    Que orgulho Di!
    beijos saudosos

    Responder

  81. Adriana de L ana Andrade do Vale diz:

    Por favor dieta industrializa posso acrescentar agua quando ela se apresenta muito grossa,para passar na sonda nasoenteral?

    Desde ja muito obrigada!

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Adriana!

      Recomendo que você não manipule a dieta industrializada sem orientação de um nutricionista, pois teoricamente a dieta já vem em consistência adequada para consumo.

      Caso você não faça acompanhamento com um nutricionista, a Dra. Diana disponibilizou o e-mail dela para dúvidas (dianaucosantos@yahoo.com.br). Talvez seja legal escrever para ela!

      Abraço!

      Responder

    • Dra. Diana U. C. de O. Santos diz:

      Oi Adriana, como vai?
      Antes de responder essa pergunta seria interessante saber de que tipo de dieta industrializada estamos tratando. Ela vem na forma líquida ou em pó? É acrescida de fibras, de que tipo? Essas informações são bastante importantes. Em todo caso, se a dieta vier na forma líquida nada deve ser acrescentado a este produto, nem mesmo água. Todos os nutrientes presentes nas dietas industrializadas são geralmente muito sensíveis a mudanças de temperatura e pH, por exemplo. Desta forma, não devemos adicionar nada à dieta, nem tampouco aquecê-la. Além do mais, ao adicionarmos qualquer produto, ou mesmo a água, além de “desestabilizarmos” os nutrientes contidos na dieta alteramos a sua densidade calórica e nutricional, ou seja, forneceremos mais ou menos nutrientes do que o necessário à pessoa, pois geralmente essas dietas são nutricionalmente completas.
      Se a dieta se apresenta grossa demais para passar pela sonda nasoenteral algo incomum e indesejável está acontecendo. Você está seguindo todas as recomendações fornecidas no rótulo da embalagem do produto? Isso é de extrema importância, pois “cada caso é um caso” (e cada produto é um produto).
      Se ainda assim eu não tiver ajudado na sua dúvida escreva para mim. Meu e-mail é dianaucosantos@yahoo.com.br.

      Até mais!

      Responder

  82. Diogo diz:

    Parabens DIANINHA, como sempre deixando seus amigos orgulhosos, bjao…

    Responder

  83. Dea diz:

    Uau! Mari virando jornalista!! Influencia de quem hein?! rs
    Adorei a nova secao, apesar de que ainda nao li todo o post – mas vou voltar pra ler.

    Da-lhe Mari!!
    Bjos

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      hauhauahuahua

      Ontem mesmo falei para a Érica que uma certa pessoa precisa tomar cuidado cuidado comigo ou ele estará fora do mercado! rsrs

      Mas só faço isso porque A-DO-RO ser terapeuta ocupacional!!!

      Ah, e você sabe que as dicas são sempre bem vindas, né?

      Bjus

      Responder

  84. Julia diz:

    Parabéns Mariana pelo blog, esta muito bem escrito e esclarecedor.
    Parabéns Dra Di, és a melhor!!

    Responder

  85. Nanda Coelho diz:

    Que lindo.
    Parabéns Diiii.
    Sucesso sempre.
    Saudades! Amo vc.

    Responder

  86. Sandra Santos diz:

    As perguntas foram boas e as respostas esclarecedoras!
    Parabéns pelo trabalho!

    Responder

    • Lilite Cintra diz:

      Dra Diana,

      Sou psicóloga e trabalho com educação ambiental. Sempre discuto sobre a importância da alimentação para o equilíbrio do meio ambiente interno, que por sua vez está constantemente interagindo com o meio ambiente externo.
      Obrigada por suas pequenas dicas, que trazem boas soluções para facilitar a vida de quem trabalha com os idosos, como por exemplo a sugestão de só bater a sopa na hora de servir, para aproveitar melhor os nutrientes. Interessante também a sua abordagem sobre as dietas: ” não existe uma receita pronta da melhor dieta, e sim uma dieta ideal para cada pessoa”. Isso pode ajudar muito gente radical. Gostei muito das suas explicações. São claras e compreensíveis para qualquer pessoa interessada.
      Dra. Mariana, esse uso da internet é louvável. Precisamos de blogs com esse espírito: informar bem as pessoas. Parabéns.

      Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Que bom que gostou, Sandra! Fico feliz!

      Responder

  87. gisele camargo diz:

    Estou com muita duvida em carreira seguir, achei bastante interessante esta profissao. Por favor se puder me esclareça mais sobre a profissao. Obrigado

    Responder

    • Mariana Fulfaro diz:

      Olá, Gisele!

      Se a sua indecisão for em relação à terapia ocupacional, dê uma olhada nesse post:
      http://www.marianaterapeutaocupacional.com/o-que-e-terapia-ocupacional/

      Responder

    • Dra. Diana U. C. de O. Santos diz:

      Olá Gisele, tudo bem?
      Tomar a decisão de que carreira seguir realmente não é uma das tarefas mais fáceis. Tentando ajudar: pense em algo que você goste muito de fazer e que você faria “para sempre” e com prazer. Foi isso que a minha mãe perguntou quando eu tinha lá pelos meus 15 anos e quando decidi que queria ser nutricionista. A minha resposta foi bem simples e clara: “Gosto de ‘mexer’ com alimentos!”. A Nutrição é uma ciência que tem como sua ferramenta de trabalho os ALIMENTOS. Eles serão sempre o ponto de partida para a atuação do nutricionista em qualquer que seja a área de execução do profissional: Clínica, Produção de Alimentos e Saúde Pública (também chamada de Nutrição Social).
      Na Nutrição Clínica o nutricionista deve atender as necessidades nutricionais do seu paciente/cliente de acordo com os seus problemas de saúde, hábitos de vida e/ou objetivos pessoais e de saúde. Já na Produção de Alimentos, como o próprio nome diz, a atuação é direcionada à elaboração de produtos destinados à alimentação humana, atentando para os recursos financeiros, técnicos e materiais disponíveis e necessários para a atividade num determinado local (restaurante, indústria, escola, etc.). E na Saúde Pública o nutricionista pode se envolver em políticas e programas institucionais relacionados à saúde coletiva, por exemplo.
      Essas são as três grandes áreas da Nutrição, e como em qualquer outra ciência essas áreas podem se dividir, ficando cada vez mais específicas.
      Nutrição Clínica: Nutrição Esportiva, Nutrição de Idosos, Nutrição nos tratamentos para a Obesidade, Nutrição Pediátrica, Nutrição para doentes renais, Banco de Leite Humano, Lactários, SPA’s, e muitas outras mais.
      Produção de Alimentos: Indústria alimentícia, Alimentação para grandes coletividades, Controle de Qualidade de Alimentos, Administração de Unidade de Alimentação e Nutrição, Alimentação escolar e/ou do trabalhador, Restaurantes comerciais, Serviços de Buffet, dentre outros.
      Saúde Pública: Elaboração e execução de políticas e programas institucionais, atenção básica em saúde, vigilância sanitária, etc.
      Gisele, como você pode ver a Nutrição é uma ciência muito ampla e está em constante expansão e em fases de grandes descobertas. Por isso ainda temos muito pela frente, afinal, nenhum ser humano vive sem alimento, sem Nutrição.
      Boa sorte!
      Até mais.

      Responder

  88. Marcelo Gava diz:

    Gostei da nova seção! Muito boa a dica sobre a posição correta de alimentar os idosos.

    Responder

  89. Valéria de Menezes diz:

    Geisa onde lê-se fita métricas
    certo: fita métrica,no singular.

    Responder

Deixe uma resposta